sábado, 6 de fevereiro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS Para tirar algumas dúvidas neste início de ensino não-presencial

 

Esta segunda-feira, dia 8, iniciam-se as atividades do ensino não presencial. Em forma de perguntas e respostas, aqui vão algumas dicas sobre a reabertura das aulas, tendo em conta os documentos publicados até agora:

As aulas não presenciais começam esta segunda-feira, dia 8. Quando recomeça o ensino presencial?

Pergunta sem resposta. Tudo dependerá da avaliação do estado da pandemia em Portugal. O número de infetados e mortos está a descer mas ainda seria muito grande o grau de alarme que uma abertura precipitada desencadearia. Alguns falam da reabertura em início de março, muitos  apostam no fecho até à Páscoa.

Entretanto o calendário das aulas não mete férias no Carnaval e prolonga-se até 26 de março, com uma semana de pausa até à Páscoa (recomeço a 5 de abril). No caso das disciplinas semestrais (Cidadania e TIC), elas terminam a 12 de fevereiro, iniciando-se na semana seguinte o segundo semestre. O restante calendário escolar, com as datas do fim do ano, das provas de aferição, das provas finais do 3º ciclo e dos exames nacionais só sairá a 12 de fevereiro.

As aulas presenciais desenvolvem-se da mesma maneira que em março passado?

Agora há muito mais experiência com os Planos de Ensino à Distância já testados no 3º período de 2019/20. No entanto os problemas de capacidade tecnológica dos docentes e de acesso de todos os alunos a computadores e à Internet continuam a ser idênticos à primeira interrupção. Por outro lado, muitos professores sentem-se mal a ceder os seus equipamentos em teletrabalho ao Ministério da Educação sem compensação como tem vindo a lume nos últimos dias.

O ensino não presencial é eficaz ou não?

Digamos que a não presença dos implicados no processo de ensino é logo por si uma dificuldade. Assegurar que todos estão a assistir, atentos e com vontade de fazer perguntas e tirar dúvidas mantendo o ritmo de aprendizagem e acompanhando o evoluir das matérias é impossível que funcione em pleno. Muitos alunos não se conseguem concentrar com muitas horas frente ao ecrã, outros não têm ninguém em casa que os apoie ou que simplesmente os pressione a seguir as lições com aplicação.

Por outro lado, este tipo de ensino implica que se adotem estratégias ativas, que envolvam os alunos nas atividades, que os levem a eles próprios assumirem as atividades de aprendizagem, que evitem a fraude. Por outro lado, do lado do professor, implica muito mais poder de dar feedback a alunos que não vê e de motivar os alunos que se “escondem” ou se alheiam diante do ecrã.

No AEAAG as plataformas tecnológicas de aprendizagem continuam a ser as mesmas?

Desta vez foi apenas a plataforma Google Classroom que foi indicada em Conselho Pedagógico para ser utilizada pelas turmas. Os contactos entre alunos e professores serão também assegurados pelo email institucional de que cada aluno e professor dispõe. Haverá sempre recursos que alunos e professores irão buscar à Escola Virtual e à Aula Digital. Neste momento estas duas plataformas, respetivamente do Grupo Porto Editora e do Grupo Leya, estão em “sinal aberto” e acesso gratuito e convém por isso cada aluno fazer o respetivo registo e utilizar livremente os recursos.

O que são aulas síncronas e assíncronas?

Os conselhos de turma já fizeram o horário de cada turma a partir do dia 8, prevendo que metade das aulas serão em direto com os alunos pelo Google Classroom (síncronas) e a outra metade em trabalho autónomo (assíncronas), tendo todas as aulas o respetivo sumário, que cada professor registará. Entretanto o Plano de Ensino não presencial no AEAAG ainda não foi divulgado, já que será objeto de apreciação do Conselho Geral (na próxima semana), esperando-se que traga algumas particularidades nesta questão da percentagem de aulas síncronas.

Os professores que não quiserem utilizar os equipamentos em casa poderão deslocar-se à respetiva escola e fazer o seu horário nas suas salas de aula.

Como resolve o problema um aluno que não tem acesso a um computador?

Poderá seguir as aulas pelo telemóvel se não tiver outros meios. Caso não tenha mesmo assim hipótese de seguir as aulas síncronas e as instruções das aulas assíncronas, poderá receber periodicamente em papel os planos de trabalho de cada disciplina e respetivos materiais. Caso haja tarefas, estas serão feitas pelo aluno e entregues no momento da receção dos materiais e tarefas seguintes. Este trabalho será coordenado pelos Diretores de Turma (DT), que terão neste caso um trabalho acrescido.

Em alguns casos o problema põe-se porque os pais não têm equipamentos para todos os elementos de casa, coincidindo às vezes no tempo as aulas síncronas de mais que um aluno. Caso a caso os DT tentarão dar a volta às dificuldades.

A Biblioteca Escolar está aberta?

Não. Em cada Escola as BE fecham as suas portas mas continuam a desenvolver atividades que já estão em andamento. Por outro lado, para requisição e entrega de livros, por marcação a BE atende no seguinte horário: Biblioteca Escolar Vergílio Ferreira – segundas-feiras à tarde; Biblioteca D. Sancho I – quartas-feiras de manhã; Bibliotecas do 1º ciclo – segundas-feiras à tarde. No ato de entrega cada livro entra em quarentena de 72 horas. Para marcações e outros assuntos os emails de cada BE são os seguintes:

BE Vergílio Ferreira (ESAAG): biblioteca_aa@aeaag.pt

BE D. Sancho I (Santa Clara): santabib@aeaag.pt

BE do 1º ciclo: monicamartins@aeaag.pt

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