segunda-feira, 29 de março de 2021

SESSÃO DISTRITAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS (DIA 23) O balanço da sessão pela representante da ESAAG Joana Ramos

Carolina Realinho Pires, Pedro Gil e Joana Ramos
foram os representantes da ESAAG na sessão distrital

 CRIAR, DEBATER, FLORESCER

 No passado dia 23 de março, pelas 9:15, teve lugar na nossa escola, ainda que via Zoom, dado o “bicharoco” que continua a saltitar entre nós, a sessão distrital do projeto “Parlamento dos Jovens”! Nesta, participaram, além da nossa Afonso de Albuquerque, outras 12 escolas do nosso distrito.

 Ali estávamos nós, 3 jovens com uma sede imensa de mudar o Mundo, de apresentar as nossas ideias inovadoras de combate à problemática em apreço, defendê-las com toda a “garra”, todo o poder argumentativo que viemos a aprimorar nos últimos meses e, acima de tudo, uma enorme motivação e determinação para conseguirmos alcançar o melhor plano de medidas, de forma a combater a problemática que deu o mote à presente edição do projeto: a violência doméstica e no namoro, um flagelo global! A alegria era muita e a honra de representarmos a nossa escola também, pelo que o ambiente estava fantástico!

 A sessão iniciou-se com um pequeno discurso do senhor deputado Santinho Pacheco, que dirigiu algumas palavras de reconhecimento e admiração pela proatividade da juventude. Seguidamente, deu-se lugar à colocação de algumas questões por parte das escolas a este. Após esta pequena “cerimónia” introdutória, passou-se ao debate na generalidade, ou seja, cada escola dispôs de 3 minutos para pedir esclarecimentos às restantes escolas acerca das suas medidas e para responder, de igual modo, aos esclarecimentos que lhes fossem solicitados. As propostas da nossa escola foram bem acolhidas, sendo consideradas bastante inovadoras; no entanto, após uma votação dos projetos apresentados, foi eleito como projeto base o da Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, de Trancoso, isto é, as 3 medidas a partir das quais os deputados participantes iriam trabalhar até se chegar ao projeto final, que irá representar o nosso distrito na fase nacional, a decorrer na Assembleia da República. Posteriormente, as escolas foram divididas em três comissões distintas, ou seja, grupos de trabalho, que discutiram quais seriam as alterações a fazer ao plano, para o tornar mais sólido e promissor. Foi também eleito um porta voz para apresentar o plano de cada comissão e defender este, sendo que, no grupo de trabalho que a nossa escola integrava, fui eu a eleita para o cargo! Estes foram, então, os trabalhos desenvolvidos no período da manhã, interrompido por 1 hora e meia para almoço, intervalo no qual, com um ambiente ótimo, pudemos, juntos, trocar ideias e fazer um balanço desta aventura, que tanto nos encheu o coração, pelo propósito comum de fazer algo louvável pelo nosso país e pela união e boa disposição que marcou cada etapa deste desafio!

 No período da tarde, deu-se, então, o debate na especialidade, no qual se apresentaram os projetos de cada comissão, sendo que, no que tive a honra de defender, constava uma das medidas da nossa escola! Por fim, votaram-se as propostas de remodelação do projeto final, do qual infelizmente, não constou nenhuma das nossas propostas. Para concluir esta tão bem organizada e interessante sessão, elegeram-se as escolas que irão representar o distrito na fase nacional, tendo-se apurado como efetivas as escolas Gonçalo Anes Bandarra, de Trancoso, e a de Fornos de Algodres, sendo que a nossa Afonso de Albuquerque ficou como segunda suplente. Foi, também, eleito, o porta-voz do distrito, da escola de Fornos de Algodres!

 Dando-se por concluída a sessão, bastante mais cedo do que o esperado dada a ótima gestão do tempo por parte dos intervenientes, o sentimento comum era o de missão cumprida, pois, embora não tenhamos chegado a um lugar principal na sessão nacional, trabalhámos de forma excecional enquanto equipa, aprendemos a defender melhor as nossas ideias e a criar soluções inovadoras para os problemas e, acima de tudo, florescemos enquanto cidadãos e seres humanos, uma vez que ficámos com uma bagagem imensa de sensibilidade e espírito de iniciativa, bem como com uma vontade ainda maior de mudar o Mundo! Esperamos, assim, que as gerações vindouras de alunos deem seguimento a este projeto na nossa escola, para que também eles possam ter uma experiência tão enriquecedora como nós!

Nota: Aproveito este “artigo” para dirigir um agradecimento muito especial, em nome dos três deputados da nossa escola, à professora Emília Costa, pelo apoio incansável e pela confiança que sempre demonstrou em nós!

Escrito por Joana Ramos, nº18 - 12ºC


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.