sábado, 9 de abril de 2022

CONCURSO DE LEITURA NO EPG Édi Martins obteve o primeiro lugar


    "Expiação", de Miguel Torga, foi o poema escolhido por Édi Martins, aluno do 10ºR, para recitar no recente concurso de leitura do Estabelecimento Prisional da Guarda, em que obteve o primeiro  lugar. Na foto, o vencedor, acompanhado pela poetisa Maria Afonso, que fazia parte do júri.

 

 EXPIAÇÃO

Nunca me respondeste, quando te chamei,

E só Deus sabe como era urgente e aflita

A minha voz!

Mas, desgraçadamente sós,

Morrem os que se afogam

No mar da sua própria condição.

O meu, sem margens, é um descampado

Desabrigado.

Vagas e vagas de solidão,

E a tua imagem, litoral sonhado,

Sempre evocada em vão.

Nunca me respondeste, e foi melhor assim.

Um náufrago perpétuo é um pesadelo.

Dizer-me o quê?

Que, de longe, me vias afogar,

Mas que nada podias.

Pois sabias

Que os poetas jurados,

Humanas heresias,

Nascem condenados

A morrer afogados

Todos os dias

No tormentoso mar dos seus pecados.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.