Os dados que agora apresentamos
em gráficos dizem respeito a um pequeno estudo-piloto que a Biblioteca Escolar
Vergílio Ferreira desenvolveu em fevereiro-março de 2022 durante 5 semanas de
aulas (24 dias letivos). Pretendia-se saber, através de um Inquérito, da
utilização pelos docentes da ESAAG, para
atividades escolares, de recursos educativos digitais, da Internet, das
plataformas digitais, das ferramentas à disposição na Internet.
Escolheram-se 12 docentes de 12
grupos diferentes, de idades variadas e de sexos repartidos (7 mulheres, 5
homens). Cada docente respondeu ao mesmo inquérito em 5 semanas seguidas para
dar mais fiabilidade aos dados.
Aqui ficam os resultados com
algumas conclusões (2 gráficos por post).
1.
Cerca de metade dos docentes da
ESAAG utilizam Internet nas aulas 1 ou 2 vezes por semana, com mais um terço a
utilizá-la em 3 ou 4 dias. São números muito significativos da importância que
a Internet ganha nas escolhas didáticas dos professores. Só 14% não utilizam
Internet em nenhum dia da semana (exceto evidentemente na elaboração dos
sumários).
2.
A segunda pergunta incidia nos Recursos Educativos Digitais (RED) à nossa disposição. Neste caso, mais de 50% utiliza-os em aula 1 ou 2 dias por semana, sendo cerca de um terço do total os que os usam em 3 ou 4 dias da semana. Ainda cerca de 10% nunca os usam. Por RED identificamos tanto um powerpoint, uma música em gravação ou no Youtube ou simplesmente um gráfico em que transformamos uma estatística no Excel. Números razoáveis, digamos.
Continuamos esta divulgação nos próximos dias.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.