quinta-feira, 9 de junho de 2022

HOJE, 9 DE JUNHO, 3 SESSÕES NA ESAAG Literacia e Saúde Mental para alunos do 8º ano










     A BMEL (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço), em articulação com a Biblioteca Escolar Vergílio Ferreira, da ESAAG, organizou hoje um conjunto de sessões para alunos do 8º ano sobre o tema "Literacia e saúde mental". Orientaram a sessão Marco Martins (enfermeiro) e Axelle Gonçalves (psicopedagoga), do Grupo de Intervenção Comunitária (GIC) da Casa de Saúde Bento Menni, tendo participado também Cátia Vieira, escritora jovem que tratou o tema da Ansiedade no seu primeiro romance, "Lola". Pela BMEL esteve presente Marta Costa. Foram 3 sessões, duas de manhã e uma de tarde, com cerca de 150 alunos no total.

     A ideia de saúde mental e a missão da Casa de Saúde Bento Menni esteve no início da discussão. Ao longo da sessão focou-se o estigma da saúde mental na sociedade e a necessidade de, desde as idades mais jovens, se falar abertamente dos problemas de saúde mental, sem nos prendermos à ideia de que o problema só atinge os idosos. Na conversa aprofundou-se a ideia de ansiedade e os casos mais típicos em meio escolar: o nervosismo das apresentações orais e dos testes, os problemas que vêm de casa e perturbam os alunos, a inquietação de não intervir tão bem na aula como cada aluno e os seus pais desejariam.

     Foram também apontadas saídas para este problema, desde o tomar consciência do problema sem o minimizar, o controlo da respiração, a ajuda solidária dos pares e profissionais da escola, a conversa intrapessoal, a capacidade de parar e meditar, medindo as nossas possibilidades e os nossos limites. Os alunos apresentaram também problemas candentes, sobretudo os relacionados com os casos escolares e familiares e o apoio aos colegas aflitos. Os técnicos frisaram que, passados os episódios mais ligeiros de ansiedade, e mantendo-se o fenómeno, deve procurar-se a ajuda dos profissionais da área. Os alunos colaboraram ainda num exercício de relaxamento que ficou como um exemplo de reação a casos de ansiedade.

     A autora Cátia Vieira falou sobre a protagonista da sua obra “Lola”, inquieta com os problemas de ansiedade ao longo da juventude, semelhante aos problemas que a própria autora viveu em certa fase da vida em busca do perfecionismo. O livro, no estilo “coming of age”, que tem tido boa aceitação no mercado, está à venda, autografado, na Livraria Jardim (na Guarda) nos próximos dias. A autora disponibilizou-se também a responder a perguntas na conta catiavra do Instagram, estando também presente no Bookstagram (do Instagram) e no Booktok (do Tiktok).

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.