sexta-feira, 12 de agosto de 2022

QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (6) As escolhas do professor da ESAAG José Manuel Monteiro

       Às perguntas do Blogue EXPRESSÃO "Que andas a ler? Que andas a ver na TV?" o professor José Manuel Monteiro respondeu assim:

       Já andava há uns tempos na mira de leitura, mas desta vez calhou mesmo. Ando a ler o “Coro dos Defuntos” de António Tavares e estou a gostar bastante. Trata-se de uma incursão no Portugal salazarista, num ambiente pequeno de uma pequena aldeia com gente pequena. É o retrato da aldeia cheia de intrigas mesquinhas, mas recheada de personagens muito bem construídas. Há o microcosmos fechado das típicas aldeias do planalto guardense com as suas figuras típicas cheias de ingenuidades e perversidades. A luta entre o bem e o mal que se perpetua. É uma narrativa com uma técnica diferente em termos de narrador, mas que combina sabiamente os vários cosmos aldeãos. Nem sequer falta o mistério da morte da Chichona ou a angélica menina que coleciona santinhos ou a inevitável parteira. A par desta vida aldeã, o autor vai acompanhando a política do país e a morte de um ditador que caiu duma cadeira. Dois mundos muito bem entrelaçados que nos remetem para o universo torguiano e aquiliniano. Em suma, uma leitura de Verão que nos faz voltar atrás no tempo e rever o ambiente social das pequenas aldeias beirãs.

       Quanto a televisão, não vejo de há uns tempos para cá. Passo os olhos às vezes pelo “Literatura Aqui” da RTP ou pelo “Horas extraordinárias” da SIC. Ocasionalmente alguma série que me desperte a atenção, mas nada de continuado.

       Boas leituras e boas férias!!

       José Manuel Monteiro








Convidamos os nossos leitores a partilhar durante o mês de agosto o que andam a ler e a série que andam a ver atualmente, juntando um pequeno comentário. Iremos publicando as vossas colaborações  à medida que as recebermos. Escrevam e mandem foto para blogueexpressao@gmail.com


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.