sexta-feira, 30 de setembro de 2022

LIVR'À MÃO Projeto começa a 3 de outubro no 3º ciclo na ESAAG

 

O projeto LIVR’À MÃO começa esta segunda-feira, dia 3 de outubro, na ESAAG. Integra-se dentro do programa ESCOLA A LER e vai mobilizar os alunos para a leitura semanal durante um tempo do horário das turmas do 3º ciclo.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Como se vai concretizar?

A Biblioteca Escolar fez um horário do projeto LIVR’À MÃO para todas as turmas do 3º ciclo. Esse horário vai alternando em cada semana a hora de leitura na Biblioteca entre as diversas disciplinas. O professor da disciplina acompanha os alunos na atividade.

Onde vai ter lugar?

No espaço da BE, salvo num ou noutro caso. Os alunos deslocam-se no início da aula para a BE e espalham-se pelo espaço de forma a que estejam o mais isolados possível para o processo de leitura se desenrolar bem.

De quando até quando vai decorrer?

A partir de 3 de outubro até ao final do ano letivo (28 semanas para o 9º ano, 29 semanas para o 7º e 8º anos). A primeira sessão será com o 8º G no dia 3 às 8h30. Se o dia de leitura numa determinada semana calhar em feriado, a atividade não se realizará nem será remarcada.

Que tipo de leitura abrange?

A atividade incide na leitura de livros, não sendo possível ler pelo telemóvel ou fazer leitura de jornais ou revistas. Cada aluno escolhe um livro para leitura, que traz de casa ou requisita na BE, prosseguindo a leitura em casa ou nos tempos livres e voltando a trazer esse ou outro livro nas semanas seguintes.

O que se pretende na prática?

Pretende-se que os alunos ganhem o hábito de ler e, em consequência, o gosto de ler. A leitura é um processo estruturante de aquisição de saber e trará sempre, imediatamente ou a prazo, efeitos positivos sobre a aprendizagem.

A atividade é obrigatória?

Sim, trata-se de uma atividade desenvolvida durante as aulas, sendo acompanhada sempre pelo professor da disciplina em causa. É uma atividade dentro de uma das aulas semanais.

Quem avaliará o processo?

Serão as Bibliotecas Escolares a desenvolver o processo e a avaliá-lo periodicamente, introduzindo também os ajustes necessários.

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