terça-feira, 1 de julho de 2014

PIEF 8º ano - O Balanço


Responde a Diretora de Turma, Emília Figueiredo:

Que resultados tiveram os alunos do PIEF 8º ano?
Os resultados foram satisfatórios. No entanto não é adequado falar em reprovações, dado o carácter e duração da medida PIEF (dois anos). 
Estes alunos concluíram já o Ensino Básico ou ainda precisam de um 2º ano no PIEF?
Só um aluno, que já frequentava a medida PIEF há pelo menos dois anos, ao nível do 3º Ciclo, concluiu o 9ºano, tendo obtido aproveitamento a todas as disciplinas. 
O currículo destes alunos é mais prático que o ensino regular?
Não, embora o currículo destes alunos não contemple nenhuma área específica de formação vocacional, os alunos integrantes na medida PIEF beneficiam de uma série de atividades dentro e fora do espaço escolar, com o intuito de facilitar as aprendizagens e o desenvolvimento das competências pessoais e sociais. A título de exemplo refere-se a experimentação de um ateliê no IEFP (Inst. Emprego) da Guarda. 
Que balanço é possível fazer desta turma no âmbito da aprendizagem e da disciplina?
Em termos de aprendizagem são alunos que apresentam grandes dificuldades em domínios básicos, em particular na leitura, na escrita e na realização de cálculos mentais. Estas lacunas são acentuadas pelo facto de serem alunos pouco empenhados, com falta de métodos de trabalho, pouco assíduos e com interesses divergentes dos da escola.
É fundamental que os alunos tenham professores tutores/coadjuvantes para que haja um maior êxito a fim de colmatar as suas dificuldades. Só desta forma é que os alunos podem desenvolver as suas competências quer a nível cognitivo, social e afectivo e redescobrir a importância da escola. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.