sábado, 20 de junho de 2015

NEPSO VIOLÊNCIA JUVENIL 5 - Falta de "boa educação" em casa é causa de violência na escola


-VANDALISMO E DESTRUIÇÃO DE MATERIAL NAS ESCOLAS
78,1% dos alunos do 3º Ciclo já assistiu a atos de vandalismo ou destruição voluntária de material ou equipamentos nas escolas.
As razões para esses atos, na opinião dos alunos, podem ser variadas. Somando as respostas no motivo mais importante + no 2º motivo mais importante, é a falta de regras de boa educação em casa que constitui o motivo mais votado com 58,9%, seguido de muito perto pelo “querer chamar a atenção” com 58,3%. As outras respostas são menos significativas, atingindo 17,9% a razão de “serem maus”, 16,5% a razão de não sentirem os equipamentos como deles, 13,2% o desejo de afirmação, 11,9% o quererem vingar-se da sociedade e com a mesma percentagem a imitação de cinema e TV.
-BULLYING
Também a educação está no centro das respostas sobre o bullying. Assim, interrogados sobre os 2 motivos mais importantes para haver bullying, 71,6% dos alunos consideram a falta de educação e de boa formação dos agressores a principal causa. Segue-se a alguma distância a tendência destes agressores para a delinquência (45,1%) e as suas falhas de personalidade (41,7%). A fraca personalidade dos alunos agredidos recebe 31,7% das opiniões.
-BRIGAS
As razões para as brigas nas escolas, fenómeno muito vulgar em certas turmas, radica, segundo os alunos do 3º Ciclo, no quererem dominar o território da escola (64,2% aceitam esta ideia totalmente ou com reservas); só 39% creem – totalmente ou com reservas - que a briga é própria da natureza dos jovens; e só 31,1% pensam – de maneira total ou com reservas - que isso se deve a quererem fazer na escola aquilo que não podem fazer em casa. (Imagem de www.livrosepessoas.com)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.