No 8º ano de Português, para além de reforçar as capacidades de leitura
e de alargar o leque de géneros literários e de universos de referência, o
aluno é convidado a distinguir a novidade de um texto relativamente a outro e a
estabelecer relações de intertextualidade de uns textos a outros. O aluno é
também conduzido a épocas diferentes da nossa literatura, identificando
tendências e diferenças.
Como patamar ainda mais alto o aluno deve ainda saber identificar
valores culturais e éticos nas narrativas, poemas ou obras dramáticas. Deve
familiarizar-se com recriações de obras literárias que chegaram ao teatro, ao
cinema ou às séries de TV.
Aqui fica a lista de narrativas, textos dramáticos e
poemas que servem de base às metas do 8º ano (ver abaixo). No último ano, para além dos
poemas e pequenas narrativas constantes do manual CONTOS E RECONTOS, foram
desenvolvidas com mais tempo na aula:
-Manuel António Pina, O que os olhos veem ou o Adamastor;
-Ilse Losa, o Mundo em que vivi;
-Mia Couto, Mar me quer.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.