terça-feira, 21 de julho de 2015

EDUCAÇÃO LITERÁRIA – 3º CICLO – 8º ANO Compreender a intertextualidade


No 8º ano de Português, para além de reforçar as capacidades de leitura e de alargar o leque de géneros literários e de universos de referência, o aluno é convidado a distinguir a novidade de um texto relativamente a outro e a estabelecer relações de intertextualidade de uns textos a outros. O aluno é também conduzido a épocas diferentes da nossa literatura, identificando tendências e diferenças.
Como patamar ainda mais alto o aluno deve ainda saber identificar valores culturais e éticos nas narrativas, poemas ou obras dramáticas. Deve familiarizar-se com recriações de obras literárias que chegaram ao teatro, ao cinema ou às séries de TV.
Aqui fica a lista de narrativas, textos dramáticos e poemas que servem de base às metas do 8º ano (ver abaixo). No último ano, para além dos poemas e pequenas narrativas constantes do manual CONTOS E RECONTOS, foram desenvolvidas com mais tempo na aula:
-Manuel António Pina, O que os olhos veem ou o Adamastor;
-Ilse Losa, o Mundo em que vivi;
-Mia Couto, Mar me quer.



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