sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ENTREVISTA A ALINA LOURO (2ª PARTE) Onde está o Vasco?


     Apresentamos agora a 2ª parte da entrevista a Alina Louro, professora da ESAAG e coautora de dois livros de exercícios de Física e Química da Raiz Editora. Esta 2ª parte esclarece qual a quota-parte de Alina Louro nestas obras e a relação dos dois livros de exercícios  agora editados com a nossa escola.


Como foi a sua intervenção neste projeto?
A ideia de escrever estes livros partiu das minhas aulas, com os meus alunos e já tem algum tempo. Sempre inventei muitos exercícios para os meus alunos e isso fez com que um encarregado de educação fizesse chegar um caderno diário de um aluno à editora. Fui contactada e a ideia começou a fazer sentido, justificava-se! Nas minhas aulas tenho usado, há 14 anos, uma personagem que participa nos exercícios, o Vasco… todos queriam que um dia existisse um livro de exercícios onde o Vasco entrasse. Dada a natureza da ideia o Projeto foi associado à RAIZ porque ia ao encontro dos ideais da editora e do próprio grupo editorial. Fui eu que contactei as pessoas que me pareceram indicadas para o desenvolvimento do Projeto. Somos quatro professoras, duas doutoradas em Física e duas doutoradas em Química. Duas de nós são professoras no ensino universitário e duas no ensino secundário. As duas professoras do ensino secundário são, também, corretoras de exames nacionais. A RAIZ apostou na equipa e começámos a trabalhar. Dividimos tarefas, por áreas da ciência, e todas supervisionámos o trabalho das outras. Foi complicado porque tivemos pouco tempo e era algo novo para nós todas, mas foi gratificante. Eu, como criadora da personagem “Vasco”, fiz chegar ao ilustrador os meus desenhos da personagem e ele deu corpo ao Vasco. A primeira vez que vi a personagem chorei, era o meu Vasco… simpático, curioso, divertido e participativo! Há mais nomes de alunos meus nos livros mas não vou divulgar…

E os seus alunos, eles acompanharam a escrita das obras?
Muito, estes livros também são deles, são nossos. O início da escrita das obras coincidiu com o início da Física para o ex-10ºC. Já sou professora da turma desde o 7º ano e todos os alunos são muito especiais para mim. Eles acompanharam tudo, desde a construção à escolha do grafismo (simples mas elegante). Espero que as cores tenham ficado do agrado deles! Todos os exercícios que coloquei nos testes do 10º C foram para o livro de Física e isso não foi fácil para a turma. O livro tem exercícios difíceis e eu escolhia-os sempre para colocar nos testes. Os alunos davam sempre a sua opinião… e foram fazendo os exercícios nas aulas. Lembro-me de alguns exercícios que, depois de serem dimensionados, foram “retocados” pelos meus alunos. Alguns pareciam brincadeira e depois ficaram fantásticos. Todos vão querer vê-los agora! Agradeço a todos as sugestões, as dúvidas que iam colocando e que me faziam repensar os exercícios. Foi maravilhoso! Dos três subdomínios que constituem o 10º ano de Física, dois já estavam presentes no programa antes das novas metas pelo que os meus alunos foram uma ajuda fantástica. Curiosamente o “Vasco” é parecido fisicamente com o Ricardo Mocho, um dos alunos da turma!
Além de tudo, os alunos da nossa escola vão reconhecer algum material de laboratório que deu origem às ilustrações, é o nosso material de mecânica e termodinâmica.

Quais as suas expectativas quanto a esta edição? E segue-se a do 11º ano?
Dada a crise económica, receio que muitos alunos não comprem mais que o manual escolar. O ensino privado vai ser um grande “cliente” porque nessas instituições há aulas de estudo incorporadas no horário dos alunos e estes têm mesmo de estudar. Acreditamos que as fichas de trabalho, soltas, vão dar lugar a este género de livros. Por agora, há que satisfazer essas encomendas e fazer chegar a ideia às escolas públicas do país e dos países de língua oficial portuguesa. A RAIZ está a trabalhar nesse sentido. Não estou preocupada com as vendas, quero que os alunos que compram os livros retribuam o nosso esforço com boas notas! Se vender bem, melhor. Gostava que o “Vasco” chegasse a alunos de todas as escolas…e que ajudasse os alunos a estudar.
Já estamos a trabalhar no Projeto do 11º ano. Estou naquela fase em que tudo o que me rodeia pode dar origem a um exercício de mecânica: é a fase do encantamento. Os outros membros da equipa estão a trabalhar noutras áreas, o eletromagnetismo está a “avançar a todo o vapor”… é um trabalho de equipa. O Projeto do 11º ano tem de estar concluído em maio de 2016: acredito que o fecho das obras seja em julho. Dois meses de revisão parece muito mas não é, a ilustração, a paginação… enfim, tudo o que suporta a edição de uma obra. Até lá… muito trabalho até porque, além da construção dos exercícios, há as resoluções exaustivas e as chamadas de atenção.

Onde é que os alunos podem encontrar os livros?
Nas livrarias, no início de setembro já deve ter chegado à Guarda. Nas cidades maiores já podem comprar em agosto. Em Lisboa, já é fácil encontrar. Contudo, os alunos podem encomendar o livro na “escola do Vasco”: a nossa escola. Sendo ano de lançamento, os nossos alunos terão um desconto que corresponde ao ganho da livraria. Esta é uma forma de presentear os alunos da escola com a edição das obras. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.