Como foi a sua
intervenção neste projeto?
A ideia de
escrever estes livros partiu das minhas aulas, com os meus alunos e já tem
algum tempo. Sempre inventei muitos exercícios para os meus alunos e isso fez
com que um encarregado de educação fizesse chegar um caderno diário de um aluno
à editora. Fui contactada e a ideia começou a fazer sentido, justificava-se! Nas
minhas aulas tenho usado, há 14 anos, uma personagem que participa nos
exercícios, o Vasco… todos queriam que um dia existisse um livro de exercícios
onde o Vasco entrasse. Dada a natureza da ideia o Projeto foi associado à RAIZ
porque ia ao encontro dos ideais da editora e do próprio grupo editorial. Fui
eu que contactei as pessoas que me pareceram indicadas para o desenvolvimento
do Projeto. Somos quatro professoras, duas doutoradas em Física e duas
doutoradas em Química. Duas de nós são professoras no ensino universitário e
duas no ensino secundário. As duas professoras do ensino secundário são,
também, corretoras de exames nacionais. A RAIZ apostou na equipa e começámos a
trabalhar. Dividimos tarefas, por áreas da ciência, e todas supervisionámos o
trabalho das outras. Foi complicado porque tivemos pouco tempo e era algo novo
para nós todas, mas foi gratificante. Eu, como criadora da personagem “Vasco”,
fiz chegar ao ilustrador os meus desenhos da personagem e ele deu corpo ao
Vasco. A primeira vez que vi a personagem chorei, era o meu Vasco… simpático,
curioso, divertido e participativo! Há mais nomes de alunos meus nos livros mas
não vou divulgar…
Muito,
estes livros também são deles, são nossos. O início da escrita das obras
coincidiu com o início da Física para o ex-10ºC. Já sou professora da turma
desde o 7º ano e todos os alunos são muito especiais para mim. Eles
acompanharam tudo, desde a construção à escolha do grafismo (simples mas
elegante). Espero que as cores tenham ficado do agrado deles! Todos os
exercícios que coloquei nos testes do 10º C foram para o livro de Física e isso
não foi fácil para a turma. O livro tem exercícios difíceis e eu escolhia-os
sempre para colocar nos testes. Os alunos davam sempre a sua opinião… e foram
fazendo os exercícios nas aulas. Lembro-me de alguns exercícios que, depois de
serem dimensionados, foram “retocados” pelos meus alunos. Alguns pareciam
brincadeira e depois ficaram fantásticos. Todos vão querer vê-los agora! Agradeço
a todos as sugestões, as dúvidas que iam colocando e que me faziam repensar os
exercícios. Foi maravilhoso! Dos três subdomínios que constituem o 10º ano de
Física, dois já estavam presentes no programa antes das novas metas pelo que os
meus alunos foram uma ajuda fantástica. Curiosamente o “Vasco” é parecido
fisicamente com o Ricardo Mocho, um dos alunos da turma!
Além de
tudo, os alunos da nossa escola vão reconhecer algum material de laboratório
que deu origem às ilustrações, é o nosso material de mecânica e termodinâmica.
Quais as suas
expectativas quanto a esta edição? E segue-se a do 11º ano?
Dada a
crise económica, receio que muitos alunos não comprem mais que o manual
escolar. O ensino privado vai ser um grande “cliente” porque nessas
instituições há aulas de estudo incorporadas no horário dos alunos e estes têm
mesmo de estudar. Acreditamos que as fichas de trabalho, soltas, vão dar lugar
a este género de livros. Por agora, há que satisfazer essas encomendas e fazer
chegar a ideia às escolas públicas do país e dos países de língua oficial
portuguesa. A RAIZ está a trabalhar nesse sentido. Não estou preocupada com as
vendas, quero que os alunos que compram os livros retribuam o nosso esforço com
boas notas! Se vender bem, melhor. Gostava que o “Vasco” chegasse a alunos de
todas as escolas…e que ajudasse os alunos a estudar.
Já estamos
a trabalhar no Projeto do 11º ano. Estou naquela fase em que tudo o que me
rodeia pode dar origem a um exercício de mecânica: é a fase do encantamento. Os
outros membros da equipa estão a trabalhar noutras áreas, o eletromagnetismo
está a “avançar a todo o vapor”… é um trabalho de equipa. O Projeto do 11º ano
tem de estar concluído em maio de 2016: acredito que o fecho das obras seja em
julho. Dois meses de revisão parece muito mas não é, a ilustração, a paginação…
enfim, tudo o que suporta a edição de uma obra. Até lá… muito trabalho até
porque, além da construção dos exercícios, há as resoluções exaustivas e as
chamadas de atenção.
Onde é que
os alunos podem encontrar os livros?
Nas
livrarias, no início de setembro já deve ter chegado à Guarda. Nas cidades
maiores já podem comprar em agosto. Em Lisboa, já é fácil encontrar. Contudo,
os alunos podem encomendar o livro na “escola do Vasco”: a nossa escola. Sendo
ano de lançamento, os nossos alunos terão um desconto que corresponde ao ganho
da livraria. Esta é uma forma de presentear os alunos da escola com a edição
das obras.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.