domingo, 23 de agosto de 2015

INFOESCOLAS.MEC.PT/ (3) Estamos melhor ou pior do que as escolas semelhantes a nós?


Este gráfico compara a ESAAG às outras escolas que estão em condições semelhantes em termos socioeconómicos, de escolaridade dos pais, estabilidade do corpo docente, dimensão das turmas e diversidade das ofertas formativas. Compara períodos de dois anos quanto aos resultados de exame em Português e Matemática (Ens. Secundário) e à conclusão do ano. Verifica-se assim que em Português tanto no biénio 2011-12 como no biénio 2012-13 os resultados dos exames do Ensino Secundário estiveram de acordo com o previsto, situando-se na faixa central entre os 25% mais abaixo da média e os 25% mais acima da média destas escolas. Em Matemática nos dois biénios os resultados situaram-se na faixa superior das escolas do mesmo tipo, isto é, entre as 25% melhores do tipo de escolas semelhante ao nosso. Quanto ao indicador relativo à conclusão de ano, a ESAAG está na faixa central vindo de encontro ao que se espera de escolas do nosso tipo.
Do mesmo modo se pode verificar que as classificações internas dos alunos que prestaram provas de exame (11.º e 12.º anos) de 2010 a 2014 aparecem em 3 destes anos desalinhadas das escolas que tiveram médias de exame semelhantes às nossas (duas vezes com classificações internas superiores à média e uma vez com classificações inferiores). Em 2011 e 2014 a média de classificações internas aparece alinhada com a média das outras escolas com a mesma média de exame.
E se comparássemos com as outras escolas do distrito ou da cidade? Exercício para o leitor. Basta ir a http://www.infoescolas.mec.pt/

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