O Ministério da Educação tem um
site com estatísticas globais, por escola e por região e que permite ter uma
ideia de como evoluem as escolas nomeadamente no que respeita a matrículas, percentagens
por género e idade, resultados de exames, taxas de retenção e desistência nos
cursos científico-humanísticos. Estas estatísticas são obtidas através dos
números reportados pelas escolas nos momentos-chave do ano letivo e permitem
monitorizar a situação de cada escola e compará-la, embora com algum lapso de
tempo passado, às outras escolas do país.
Fazemos hoje um apanhado dos
números globais e amanhã analisaremos os dados relativos a resultados de exame em Português e Matemática e sua evolução num período de 4 anos.
Assim em 2012/13 nos cursos
científico-humanísticos do Ensino Secundário, havia 78,3% de alunos no curso de
Ciências e Tecnologias e 21,7% em Línguas e Humanidades (385 contra 107). As
percentagens são menores no distrito da Guarda tomado globalmente, tendo em
conta os outros cursos, sendo de 67,4% a Ciências e Tecnologias e de 19,3% a
Línguas e Humanidades. No entanto, estamos muito acima dos 57,6% do todo
nacional em Ciências e Tecnologias e abaixo do todo nacional de 22,4% em Línguas
e Humanidades.
Se compararmos os 4 anos de 2009 a
2013, o número global de alunos matriculados na ESAAG nestes cursos vai sempre
aumentando (de 406 em 2009/10 a 492 em 2012/13) enquanto que no distrito eles
descem nestes 4 anos de 2.750 para 2.696. Quanto à idade, a ESAAG tinha em
2012/13 82% de alunos do 10º ano com 15 anos (76% no distrito e 74% no todo
nacional), 68% de alunos do 11º ano com 16 anos (igual percentagem no total do
distrito e do país) e 73% de alunos com 17 anos no 12º ano (66% no distrito,
64% no país). Quanto ao sexo, a percentagem de raparigas da ESAAG (57%) é igual à
do distrito mas mais elevada que a média nacional (55%).
Mais pormenores em http://www.infoescolas.mec.pt/
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