William Shakespeare |
Hoje diante da casa onde Shakespeare nasceu |
Na parada organizada para comemorar os 400 anos de Shakespeare |
Dois génios em dois dias seguidos é coisa rara. Pois é isso mesmo. Ontem fez 400 anos Cervantes, hoje Shakespeare. William Shakespeare, autor de 38 peças e 154 sonetos, é considerado o escritor mais influente do mundo pela projeção que as suas peças de índole sentimental e histórica tiveram em todo o mundo. Muito poucos criadores conheceram tão bem o género humano, os seus vícios, as suas ambições de poder, o choque entre o amor e as convenções. Quem nunca viu "Romeu e Julieta"?
Nasceu em 1564 e faleceu com apenas 52 anos, coisa relativamente frequente à época. Nasceu e morreu na mesma localidade, Stratford-upon-Avon. As primeiras peças que escreve são comédias e as do último período de vida sobretudo tragédias (quem não conhece Hamlet, Macbeth e Rei Lear?) e tragicomédias. Começou por ser ator mas depressa passou a dramaturgo e a empresário de teatro (companhia King's Men). O seu prestígio afirmou-se em vida mas foi no século XIX que a sua qualidade de dramaturgo foi reconhecida em força.
Hoje na RTP 2 às 21h49 passa o último de 5 programas com 4 peças de teatro e um documentário sobre Shakespeare. Hoje é "Noite de Reis". Vamos ver e deixar a novela de lado?
Entretanto em Inglaterra há um vasto programa de comemorações, que pode seguir nos sites informativos dos jornais ingleses. Veja por exemplo: The Guardian.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.