O Grupo de Biologia respondeu a
algumas perguntas nossas sobre as falhas mais frequentes nos exames de Biologia
e Geologia, do 11º ano. Aqui ficam as respostas do Grupo, que ficarão depois
armazenadas na página ESTUDAR PARA OS EXAMES do Blogue das Bibliotecas (Ler éSaber). Nas próximas semanas publicaremos textos sobre outras disciplinas
de exame.
A disciplina de Biologia e Geologia (BG) do 11º ano é uma disciplina exigente? Em que aspetos?
A disciplina é exigente, pois
requer muito trabalho, muita dedicação dos alunos, muito empenho e muita
concentração.
O trabalho que o aluno deve
desenvolver tem de ser sistemático e persistente.
A que se devem os baixos
resultados em BG em exame?
-À conceção do próprio exame – a
conceção do exame nacional, embora tenha apresentado uma aproximação aos
programas lecionados, padece ainda de problemas diretamente relacionados com o
facto de que quem os constrói não se encontra “no terreno”, isto é, no
exercício da atividade docente.
-Aos critérios de avaliação –
internamente os critérios de avaliação (no domínio cognitivo 60% para os
testes; 30% para os trabalhos individuais/grupo, relatório de atividades
práticas e fichas de trabalho; 10% para o domínio pessoal e social) vão
condicionar de forma significativa a avaliação final do aluno. Não esquecer que
o exame incide apenas sobre o domínio cognitivo, na forma de teste de
avaliação.
-Ao nível etário dos alunos – não
apresentam a maturidade necessária que lhes permita identificar o que as
questões colocadas pretendem. A maioria
dos alunos inicia o secundário sem a consciência plena da necessidade do
trabalho individual, uma vez que a disciplina contém grande diversidade e
complexidade de conteúdos.
Quais os diversos géneros de
perguntas que saem em exame em BG?
Tipologia de itens:
-itens de seleção: escolha
múltipla, ordenação e associação;
-itens de construção: resposta
curta e resposta restrita.
Que tipo de falhas é que têm sido
detetadas em cada ano nas respostas dos alunos em exame em BG?
Os alunos revelam dificuldade na
construção de textos (de maior ou menor extensão) que implicam raciocínios
demonstrativos, com o objetivo de apresentarem uma justificação ou
fundamentarem uma conclusão.
Os alunos revelam dificuldades na
leitura de textos, na interpretação de gráficos, de tabelas e outros dados, na
seleção da informação, na expressão escrita das ideias de forma
coordenada/organizada.
Que lições é que é possível tirar
para:
a)o trabalho em aula?
-O aluno deve ser empenhado,
persistente, mais responsável, mais trabalhador e, claro, estar atento e
concentrado.
b)o estudo em casa?
-Os alunos devem fazer o estudo
após cada aula e verificarem se têm dúvidas para apresentarem na aula seguinte.
-Devem ler os conteúdos do manual,
elaborar/explorar mapas de conceito, para sintetizarem e organizarem os conhecimentos.
-Utilizando exercícios de exames
já aplicados, devem ”treinar” o modo de “apresentar” as ideias.
c)o momento do exame?
-O aluno deve ler com atenção a
informação dada pelos textos, gráficos e/ou tabelas.
-O aluno deve sublinhar as ideias
mais importantes.
-O aluno deve ler com atenção as
questões, quer sejam as de “itens de seleção” quer sejam as de “itens de
construção”.
-O aluno deve passar à questão
seguinte, se não souber resolver alguma, para não se enervar. Por vezes, ideias
importantes podem ser retiradas dessas mesmas questões que se encontram
posteriormente.
-Nos “itens de construção” deve
elaborar na folha de rascunho um esquema, com as ideias que pretende expressar
na resposta.
-Não deve fazer respostas muito
longas, pois pode correr o risco de se contrariar nas ideias já referidas.
-Deve aproveitar o tempo de
tolerância para reler as respostas.
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