domingo, 1 de maio de 2016

EXAME DE BIOLOGIA E GEOLOGIA Perguntas e respostas



O Grupo de Biologia respondeu a algumas perguntas nossas sobre as falhas mais frequentes nos exames de Biologia e Geologia, do 11º ano. Aqui ficam as respostas do Grupo, que ficarão depois armazenadas na página ESTUDAR PARA OS EXAMES do Blogue das Bibliotecas (Ler éSaber). Nas próximas semanas publicaremos textos sobre outras disciplinas de exame.

A disciplina de Biologia e Geologia (BG)  do 11º ano é uma disciplina exigente? Em que aspetos?
A disciplina é exigente, pois requer muito trabalho, muita dedicação dos alunos, muito empenho e muita concentração.
O trabalho que o aluno deve desenvolver tem de ser sistemático e persistente.

A que se devem os baixos resultados em BG em exame?
-À conceção do próprio exame – a conceção do exame nacional, embora tenha apresentado uma aproximação aos programas lecionados, padece ainda de problemas diretamente relacionados com o facto de que quem os constrói não se encontra “no terreno”, isto é, no exercício da atividade docente.
-Aos critérios de avaliação – internamente os critérios de avaliação (no domínio cognitivo 60% para os testes; 30% para os trabalhos individuais/grupo, relatório de atividades práticas e fichas de trabalho; 10% para o domínio pessoal e social) vão condicionar de forma significativa a avaliação final do aluno. Não esquecer que o exame incide apenas sobre o domínio cognitivo, na forma de teste de avaliação.
-Ao nível etário dos alunos – não apresentam a maturidade necessária que lhes permita identificar o que as questões colocadas pretendem.  A maioria dos alunos inicia o secundário sem a consciência plena da necessidade do trabalho individual, uma vez que a disciplina contém grande diversidade e complexidade de conteúdos.

Quais os diversos géneros de perguntas que saem em exame em BG?
Tipologia de itens:                                  
-itens de seleção: escolha múltipla, ordenação e associação;
-itens de construção: resposta curta e resposta restrita.

Que tipo de falhas é que têm sido detetadas em cada ano nas respostas dos alunos em exame em BG?
Os alunos revelam dificuldade na construção de textos (de maior ou menor extensão) que implicam raciocínios demonstrativos, com o objetivo de apresentarem uma justificação ou fundamentarem uma conclusão.
Os alunos revelam dificuldades na leitura de textos, na interpretação de gráficos, de tabelas e outros dados, na seleção da informação, na expressão escrita das ideias de forma coordenada/organizada.

Que lições é que é possível tirar para:
a)o trabalho em aula?
-O aluno deve ser empenhado, persistente, mais responsável, mais trabalhador e, claro, estar atento e concentrado.

b)o estudo em casa?
-Os alunos devem fazer o estudo após cada aula e verificarem se têm dúvidas para apresentarem na aula seguinte.
-Devem ler os conteúdos do manual, elaborar/explorar mapas de conceito, para sintetizarem e organizarem os conhecimentos.
-Utilizando exercícios de exames já aplicados, devem ”treinar” o modo de “apresentar” as ideias.

c)o momento do exame?
-O aluno deve ler com atenção a informação dada pelos textos, gráficos e/ou tabelas.
-O aluno deve sublinhar as ideias mais importantes.
-O aluno deve ler com atenção as questões, quer sejam as de “itens de seleção” quer sejam as de “itens de construção”.
-O aluno deve passar à questão seguinte, se não souber resolver alguma, para não se enervar. Por vezes, ideias importantes podem ser retiradas dessas mesmas questões que se encontram posteriormente.
-Nos “itens de construção” deve elaborar na folha de rascunho um esquema, com as ideias que pretende expressar na resposta.
-Não deve fazer respostas muito longas, pois pode correr o risco de se contrariar nas ideias já referidas.
-Deve aproveitar o tempo de tolerância para reler as respostas.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.