O projeto do Parlamento dos Jovens
deste ano tinha como tema “Portugal: assimetrias litoral/interior. Que
soluções?” e foi rapidamente aceite com grande entusiasmo quando apresentado na
Escola Secundária Afonso de Albuquerque da Guarda. A lista de deputados foi criada e era constituída por
dez elementos, que incluíam alunos do 11º e 12º anos de escolaridade, entre os
quais, os deputados eleitos para a sessão distrital, Francisco Robalo, Diogo
Borges e Rodrigo Besteiro.
Depois
de elaboradas as medidas com as quais a lista ganhou a sessão escolar, os três
deputados, com afinco, dedicação e interesse, debateram na sessão distrital
para garantirem um lugar na sessão nacional, objetivo que foi cumprido.
Assim, a
Escola Secundária Afonso de Albuquerque iria tomar parte na vigésima primeira edição
do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, com aqueles colegas a debater e fazer propostas e eu própria como jornalista a acompanhar os trabalhos.
O dia 23
de maio chegou e com ele, a nossa viagem até à capital. Por volta das treze
horas e meia estávamos a ser apressados para a sala da comissão número seis, da
qual faziam parte, em conjunto com a Guarda, as cidades de Vila Real, Porto,
Coimbra, Leiria, Faro, Braga e Évora. A sala foi presidida pela deputada Ana Rita Bessa (CDS-PP) e
o deputado João Torres (PS).
O
objetivo de cada comissão era aprovarem-se até 5 medidas e 3 perguntas para
serem apresentadas na Sessão Plenária, que decorreria no dia seguinte.
O
projeto de recomendação de Coimbra foi aprovado para servir de base para o
projeto de recomendação da sexta comissão.
Enquanto
decorriam as reuniões das comissões, os jornalistas foram encaminhados para uma
visita guiada ao Palácio de S. Bento, na qual, já na Sala dos Passos Perdidos,
foram informados dos procedimentos da comunicação social do dia seguinte,
acerca da sessão plenária e da conferência de imprensa.
Foi
servido, posteriormente, um lanche no claustro onde se promoveu o convívio e
troca de ideias entre alunos.
Ao fim
do dia, foi proporcionado a todos os alunos um momento lúdico, no qual foram
convidados a dançar com dançarinos profissionais, e principalmente a
divertirem-se e a aproveitarem o momento para descontrair após um dia atarefado,
a debater.
(continua) Mariana
Cariano Lopes
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