A varanda por cima do salão da
ESAAG transformou-se num espaço de trabalho e espero que os alunos o preservem
e o aproveitem. Como está perto da sala da OPA (Ocupação Plena de Alunos), os
alunos poderão recorrer aos professores que estiverem na OPA para prestar
qualquer apoio às suas dúvidas.
E em que consistem as MPS (Medidas de Promoção de Sucesso) no horário
de vários professores?
Servem para facilitar o trabalho
colaborativo dentro dos grupos disciplinares. São os grupos que poderão ao
nível da coordenação letiva levar os professores a colaborar através dessas
horas recorrendo ao apoio de alunos em separado da turma ou ao trabalho dentro
da turma em coadjuvação. É um trabalho das estruturas no terreno. É importante
que haja uma cultura de colaboração no sentido de promover essa obtenção de
sucesso através da ajuda entre colegas.
Tem lugar apenas na Afonso de Albuquerque?
Em Santa Clara, foi criada uma
tarde com apoio ao estudo em cada um dos anos (5º e 6º) para criação de grupos
homogéneos que possam ser ajudados, também numa perspetiva de trabalho
colaborativo entre professores.
Há professores-tutores no Agrupamento?
Sim, os professores que são
diretores de turma dos PCA (Percursos Curriculares Alternativos) desempenham
também a missão de tutores (2 turmas). Foi no 7º e 8º anos que se deram mais
casos de repetência e é aí que é mais urgente a intervenção dos professores-tutores.
E quanto aos espaços de lazer que mudanças vai haver?
Vamos criar nas próximas semanas na
ESAAG um espaço de lazer no corredor entre o salão polivalente e os serviços
administrativos com materiais lúdicos. Pretende-se com este espaço fazer que os
alunos gostem de cá estar e saiam menos da escola nos tempos livres.
Globalmente em 2016 a média das
classificações do Agrupamento foi superior à média nacional em todas as
disciplinas exceto Literatura Portuguesa. Em 2015 o mesmo tinha acontecido, com
exceção neste caso de Biologia e Geologia e Física e Química A.
O número de alunos por turma não é maior este ano?
Nalgumas turmas é maior. Há uma
atitude de maior rigor por parte da DGEstE (Direção Geral de Estabelecimentos
Escolares) tanto no que respeita aos limites mínimos como às autorizações de
turmas para lá dos limites legais. Algumas disciplinas foram autorizadas,
outras não.
O que gostaria que mudasse para melhor neste novo ano?
Que colaborássemos para conseguir a
excelência dos resultados do Agrupamento. A Direção não o conseguirá sem a
ajuda dos diversos agentes da escola, como referi na mensagem que dirigi ao
Agrupamento no início deste ano. O trabalho colaborativo é pois a fórmula para
conseguirmos isso. Tendo em conta as dificuldades de gestão que um Agrupamento
como este levanta, só quem está no terreno e o seu empenho e envolvimento podem
resolver os problemas. A Direção enquadra e organiza mas o resto é com quem
está no terreno.
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