2)Leitura e estudo são atividades semelhantes?
Quando falamos de leitura, falamos
de descodificação de textos com a sua compreensão e consequente interpretação,
que alarga o âmbito da compreensão, estabelecendo inferências e conexões. Em
grande parte deste texto vamos referir o termo “leitura” como leitura extensiva
para fins simultaneamente recreativos e curriculares lidando com textos ou
obras de tamanhos variados para reflexão e análise.
Quando falamos de estudo, trata-se
de um conjunto de estratégias (das quais a mais importante é a leitura) que
levam a que o aluno apreenda os conhecimentos dos programas, os consolide com alguma
memorização, os aplique em seguida e seja depois capaz de os repor em situação
de avaliação.
Muitas vezes o aluno foge da
leitura porque associa a leitura ao trabalho escolar que é construído a partir
da leitura, frequentemente com resultados que não são motivadores para esta
tarefa. Sendo também a adolescência uma idade de rejeição dos pais e da própria
escola, temos a consciência de que muitas vezes é difícil intervir e obter bons
resultados com os nossos estímulos. Mas não podemos ficar parados.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.