No 8º ano foram realizadas 2 provas
de Aferição: a Português e a Ciências Naturais e Físico-Química. Como já foi
referido em relação ao 5º ano os parâmetros de avaliação foram diferentes dos
habituais neste tipo de provas e a Português os domínios foram os mesmos do referido ano.
Quanto a Ciências a prova incidiu sobre estes conteúdos: terra no espaço, terra em
transformação, sustentabilidade da terra e análise e interpretação de situações
experimentais. Em Português a Gramática foi o domínio de resultados mais baixos e em Ciências três dos 4 conteúdos estão em posição negativa.
Comparando os resultados, a Escola
esteve relativamente acima dos resultados nacionais variando entre 1 e 3 pontos
percentuais na disciplina de Português. O mesmo aconteceu a Ciências Naturais e
Físico-Química, sendo o desvio relativamente superior para a positiva
destacando-se o domínio “análise e interpretação de situações experimentais” em
que a diferença é de 11 pontos.
No que concerne ao desempenho por domínio
cognitivo, a Português houve resultados superiores a 50% nos 3 itens aferidos
sendo o mais baixo o raciocinar/criar, com 51,9%. Na prova de Ciências Naturais e Físico-Química também
ficámos acima da média nacional e do Nut III a que pertencemos, mas os
resultados situaram-se em percentagens negativas, conforme se pode verificar no
quadro acima.
Resultados totais e por turma aqui.
(NO 2º QUADRO: C=Conseguiu, CM=Conseguiu mas…, RD=Revelou dificuldades, NC=Não conseguiu)
(NO 2º QUADRO: C=Conseguiu, CM=Conseguiu mas…, RD=Revelou dificuldades, NC=Não conseguiu)
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