Cada escola, no âmbito da
Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, decide como deve desenvolver
a componente de Cidadania e Desenvolvimento. Cada escola ou agrupamento define
a sua estratégia de educação para a cidadania, definindo domínios, temas e
aprendizagens em cada ano; determinando como organiza o trabalho; decidindo que
projetos leva os alunos a desenvolver, que parcerias se devem estabelecer, como
deve avaliar a aprendizagem dos alunos; autoavaliando a sua estratégia.
No 1º ciclo, a componente de
Cidadania e Desenvolvimento aparece como área de natureza transversal e sem
disciplina própria. No 2º e 3º ciclos a componente de Cidadania e Desenvolvimento
aparece como disciplina. No Ensino Secundário a Cidadania e Desenvolvimento
pode adotar a forma de disciplina autónoma, ser dada em coadjuvação no âmbito
de uma outra disciplina; funcionar em justaposição com outra disciplina; ser
abordada sob a coordenação de um professor da turma ou um grupo de alunos. Nos
3 primeiros casos será feito a partir dos 25% da carga horária que a escola
gere.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.