quarta-feira, 29 de agosto de 2018

OFERTAS EDUCATIVAS 2018/19 (4) Como se realiza a avaliação


A avaliação do Ensino Básico realiza-se a partir de 2018/19 nos moldes já conhecidos, com pequenas novidades. Como até agora, a avaliação assume caráter contínuo e sistemático, dando ao professor e ao sistema informações sobre o percurso de cada aluno mas também daquilo que é necessário melhorar no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação serve ainda para certificar as aprendizagens realizadas, atribuindo diplomas e assegurando a progressão.
Organizando-se como avaliação formativa, o processo de avaliação pretende que todos os alunos aprendam, que aprendam ao seu ritmo, que recuperem os atrasos, havendo sempre respostas às necessidades dos alunos. O processo deve contar também sempre com o contributo dos alunos e com o acompanhamento dos encarregados de educação, garantindo-lhes informação e possibilidade de participação.
Os critérios de avaliação são elaborados em cada Departamento a partir do Perfil dos Alunos, das Aprendizagens Essenciais e de outros documentos curriculares. Os critérios traduzem a importância relativa dos diversos domínios em estudo em cada disciplina ou área, sendo um documento orientador e vinculativo para todos os professores. Os alunos e pais têm direito a conhecê-los de modo transparente e claro e a mesma coisa relativamente às medidas que é desejável e possível aplicar a cada aluno. Os REPA (Relatórios de Escola de Provas de Aferição) e outras estatísticas da escola ou agrupamento devem também servir para os professores implementarem “rotinas de avaliação sobre as suas práticas pedagógicas”.

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