terça-feira, 28 de maio de 2019

VISITA A CONSTÂNCIA E ALVIELA Centro Ciência Viva e Carsoscópio encantaram










No dia de 23 de maio de 2019, as turmas do 7º A e 7º B saíram numa visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Constância e ao Carsoscópio em Alviela, visita promovida no âmbito das disciplinas de Físico Química e Ciências Naturais. Os alunos foram acompanhados pelos professores: Carlos Rodrigues, Maria João Duarte, Elsa Salzedas e Isilda Pereira.
Eram 7 horas da manhã já os nossos “ cientistas” com os olhitos ensonados, aguardavam ansiosos a chegada do autocarro que os levaria à descoberta de um mundo que até então se limitavam a ver em manuais escolares.
Atividades desenvolvidas com os alunos:
Constância
Visita orientada ao parque exterior – é constituído por oito módulos (Galáxia, Sistema Solar, Carrossel de Júpiter, etc.
- Visita ao módulo: A Física do Voo.
- Sessão de Planetário - permite simular o céu observável em qualquer hora, data ou latitude.
- Observação diurna com o telescópio .
Carsoscópio
Passeio para desvendar algumas das estruturas geomorfológicas que caracterizam a paisagem cársica. Perto do Carsoscópio há um local onde a Ribeira dos Amiais desaparece dentro da rocha. Mas será que desaparece mesmo? Vamos espreitar uma janela cársica e descobrir a sua importância na comunidade de morcegos que habita a Lapa da Canada. Ao longo do passeio vamos ainda observar a fauna e flora características desta região.
Alunos e professores consideraram muitíssimo interessantes os diversos locais e conteúdos visitados, uma vez que faziam parte integral dos conteúdos programáticos e foi atingido com excelência o objetivo da visita: aulas de Ciências ao ar livre.
 No que se refere à postura evidenciada pelos alunos durante a visita de estudo, não há a registar qualquer problema . Bem pelo contrário, há que valorizar e elogiar o seu óptimo comportamento, o respeito máximo pelas regras elementares de conduta e pelas instruções que tiveram que cumprir durante a visita, o convívio saudável com os professores num ambiente diferente do existente no dia-a-dia escolar e um sentido de responsabilidade verdadeiramente exemplar.
Isilda Pereira (professora)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.