domingo, 27 de outubro de 2019

NATÉRCIA MONTEIRO COM ELISABETE BATISTA Iniciativa com crianças, idosos, árvores e livros



Natércia Monteiro, professora da ESAAG e autora do livro MUROS, de que há alguns dias divulgámos o lançamento da 3ª edição, avança agora numa outra iniciativa com Elisabete Batista, autora de “A Casa dos Afetos”, sob a coordenação da BMEL.
A iniciativa chama-se “Planta um livro... respira enquanto lês” e vai levar árvores e livros a crianças e idosos em diversos pontos do concelho. Começa já no dia 30 de outubro, esta quarta-feira. Natércia Monteiro esclarece os contornos da atividade.   

O que vai ser a iniciativa “Planta um livro... respira enquanto lês”?
"Planta um livro... respira enquanto lês" é um projeto que tem como objetivo dinamizar espaços ao ar livre, preservando e incentivando hábitos de proteção do meio ambiente. Pretendemos ao mesmo tempo cultivar e aprofundar hábitos de leitura. O título resume um pouco essa nossa pretensão de associar esses dois objetivos. "Planta um livro...", no sentido de que quando se procede a uma plantação algo irá germinar. Ao produzir livros, deitamos árvores abaixo, por isso podemos plantar árvores e assim continuar a fabricar livros! O "respira enquanto lês"  vem no sentido de que, se tivermos a preocupação de preservar o meio ambiente, poderemos respirar ar puro. 
A que locais e instituições vão para já?
Iremos a  Lares/Centros de dia , a Jardins de Infância e a Escolas. Dia 30 de outubro já está agendada a nossa deslocação ao lar de Santana d'Azinha. 
O que vão fazer nestas sessões?
Nessas sessões iremos plantar uma árvore e oferecer outra. Faremos atividades relacionadas com os nossos livros, atividades que incentivem as pessoas a ler, a preocuparem-se com o mundo que as rodeia, a manterem-se ativas. Iremos sobretudo conversar e proporcionar bons momentos de lazer e alguma aprendizagem. 
O que as leva a querer fazer uma atividade deste tipo?
Consideramos interessante ter um papel ativo junto de netos e de avós, juntos por uma mesma causa. Pensamos que também iremos proporcionar bons momentos às pessoas e isso é gratificante por si só. 
De onde vem a ligação com a Elisabete Batista?
A Elisabete Batista é educadora de infância, uma pessoa muito dinâmica e criativa. Conheci-a há muitos anos quando os meus filhos andavam no Jardim de Infância, Entretanto, soube que ela tinha escrito "A Casa dos Afetos" e quis adquirir o seu livro. Encontrámo-nos e depressa percebemos que havia uma lacuna nas nossas vidas... plantar uma árvore! E, já que íamos fazê-lo, porque não dar-lhe uma maior dimensão? E aqui estamos nós!

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.