sábado, 2 de novembro de 2019

31 VEZES SOPHIA (27) O site purl.pt com o espólio de Sophia



A partir do espólio recolhido por Maria Andresen (MA), filha de Sophia, e suas colaboradoras da Biblioteca Nacional de Lisboa (BNL), Maria Luísa Sarsfield Cabral e Manuela Vasconcelos, criou-se o site “Sophia e Mello Breyner Andresen no seu tempo - Momentos e Documentos”. No texto de Introdução do projeto Maria Andresen, esta refere que coube a esta equipa ler e classificar cada documento encontrado nos armários da casa da Travessa das Mónicas e fazer a sua pré-classificação.
O espólio de Sophia está cheio de manuscritos dos textos das diversas décadas da sua vida. O documento mais antigo é de 1932 e apresenta o primeiro poema de Sophia, aos 12 anos, “Primeira noite de verão”, ao lado de vários outros dessa idade. Nesse poema, o primeiro, ao fundo da folha, escreve Sophia: “Comecei a escrever numa noite de Primavera, uma incrível noite de vento leste e Junho. Nela o fervor do universo transbordava e eu não podia reter, cercar, conter – nem podia desfazer-me em noite, fundir-me na noite.”
O site foi feito a pedido do diretor da BNL (Jorge Couto) e estrutura-se, como refere Maria Andresen, por décadas, tendo em cada uma núcleos como “a infância”, “a casa”, “a família”, “os amigos”, “as viagens”. O site, refere MA, aparece como se fosse uma autobiografia, contendo também alguns testemunhos, obras poéticas e artísticas de autores diversos dedicadas a Sophia.
Este site é um mundo. Vale a pena descobri-lo.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.