sexta-feira, 22 de maio de 2020

POR DETRÁS DA MÁSCARA O olhar da aluna Laura Martins sobre o regresso à escola


Após dois meses de um intenso confinamento no qual nos vimos limitados a quatro paredes e pouco mais, o regresso às aulas teve um sentimento diferente. Normalmente costumava ansiar sempre pelos primeiros dias de aulas, primeiro porque gosto da escola, de aprender e de estudar mas também porque se foi tornando a minha casa, um sítio onde encontro a minha segunda família. Desta vez aquilo que me tirou o sono não foi o regresso à normalidade, senão a falta da mesma, a incerteza e a insegurança... 
Contudo, assim que cheguei ao portão e vi os meus colegas senti-me um pouco mais segura, entrámos na escola e pareceu-me tudo bastante controlado e seguro e então senti-me em casa. 
Obviamente que todo o contexto era diferente e o uso da máscara foi um obstáculo enorme, não só porque os óculos se embaciam muitas vezes mas também porque não vejo as pessoas a falar, nem a sorrir e isso torna a comunicação muito mais fria... Ainda assim senti que estávamos todos no mesmo barco, tanto os alunos como os professores se esforçaram para tentar que as aulas fossem o mais naturais possível e não houve qualquer problema em entender a matéria. Porém, entre tantas novidades, a atenção acaba por nos escapar durante uns segundos e, apesar de considerar o regresso às aulas um regresso à normalidade e um alívio por voltar a ter mais um pouco de liberdade, compreendo que estamos a ser postos à prova, nós e a nossa responsabilidade. Pelo que nos cabe a nós proteger-nos a nós e aos outros.
Por fim, é importante realçar que nada disto era aquilo que eu queria e esperava para o fim do meu 11° ano, aquele em que eu colocava tantas metas e expectativas. E os exames que se encontram mesmo à espreita são os grandes desafios que mais tememos, mas tenho a certeza que com motivação, empenho e tranquilidade todos nos sairemos bem e ainda vamos recordar esta fase como a maior aprendizagem da nossa adolescência.
Laura Martins (11º B)
20 de maio de 2020

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.