sábado, 9 de maio de 2020

TEXTOS CRIATIVOS (4) Textos criativos do 10º B à maneira de Camões



Aqui ficam mais textos do 10º B, surgidos no âmbito da disciplina de Português e do estudo de Camões lírico. 

No dia em que eu nasci
No dia em que eu nasci
não entrei do modo mais adequado
pois aboli
o sossego tão desejado.

Os meus pais bem que não tinham a noção
da chegada da promoção
leve dois e pague um
mas tudo em benefício de um bem comum.
Margarida Mendes, 10ºB
  -----------------------------------------------------------------
O dia em que eu nasci,
Nasci para fazer a diferença,
Para amar e mudar a vida de alguém
Um objetivo desde nascença.

O dia em que nasci,
Era o dia perfeito
Uma nova vida a somar
Foi tudo do meu jeito.

Raquel Sobral, 10ºB
------------------------------------------------------------------------
(A partir do Descalça vai para a fonte)
     O que me faz sentir formosa e segura?

O ano de 2020 começou com grandes desastres naturais: incêndios na Austrália, tremores de terra, vulcões a “acordar”, cheias em Moçambique e tornados nos Estados Unidos.
O ano que teria tudo para ser bom, o ano da capicua perfeita (02-02-2020), depressa se transformou na verdade do Povo: “Ano bissexto é Ano negro! ”
No contexto em que hoje vivo, em que um vírus (Covid-19) me fecha em casa, e anda por aí, a matar gente como se fosse uma 3.º guerra mundial,  o que me faz sentir formosa e segura é ter uma casa para me resguardar desse vírus; é ter família que se preocupa comigo, que me abraça, dá carinho e amor; é ter comida na mesa; é ter uma cama onde me deito a pensar que “amanhã” já poderei sair de casa e retomar a vida normal; é poder comunicar com os meus amigos e familiares por telemóvel ou vídeochamada; é olhar-me no espelho e ver que não estou doente; é conversar com os meus pais; é ver as minhas séries preferidas na televisão; é brincar com o meu cão. Até as tarefas que todos os dias os meus professores me mandam para fazer parecem ser razão para me sentir segura e formosa!
É sinal de que, apesar de não poder sair à rua despreocupadamente, estou viva, ativa, respiro e ainda poderei caminhar “formosa e  não segura”, à maneira de Luís de Camões.
Lua Santos, 10.º B

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.