sábado, 9 de maio de 2020

AUTO DA BARCA DO INFERNO VERSÃO 2.0 (3) A cena 2



O AUTO DA BARCA DO INFERNO VERSÃO 2.0
CENA 2 – A DONDOCA DO JET SET
(pelos alunos do 9º E)

Vem uma Dondoca do Jet Set com o seu vestido Chanel, mala Gucci e botas Louis Vuitton, bem penteada e toda emproada. No seu telemóvel topo de gama, toca a canção Burguesinha, de Seu Jorge. Enquanto retoca a maquilhagem, chega ao batel infernal e diz:
Dondoca do Jet Set – Mas que sítio é este?
Diabo – Ora quem é ela! Estava a ver que nunca mais! Entre nesta Barca, cara jovem bela e delicada. Surpreendida por estar aqui?
Dondoca do Jet Set – Surpreendida por ter morrido tão jovem, mas se esta Barca for a que me leva para o Céu, não surpreendida por estar aqui.
Parvo – Quem te dera!                                        
Diabo – Esta Barca? Para o Céu? Hi hi hi hi hi hi hi! Mas, afinal, estavas à espera de outro destino, que não este?
Dondoca do Jet Set – Então é mesmo esta a Barca que vai para o Céu? Consegui finalmente livrar-me dos males da vida na Terra?
Parvo – A Terra é que se livrou dos teus males!
Dondoca do Jet Set – Mas que confusão…
Diabo – Esta é a Barca que sempre te esperou! A Barca do Inferno!
Dondoca do Jet Set – Eu, que sempre segui uma vida junto a Deus, iria agora para a Barca do inimigo? No way! Recuso-me a tal coisa!
Parvo – Coitadinha! Se já estás habituada a essa companhia, para quê tanto alarido?
Dondoca do Jet Set – Alarido? Não vejo onde. Se eu digo que não vou nesta Barca, é porque não vou!
Diabo – Se em Terra pensavas ser alguém, digo-te que aqui não és ninguém. Vamos, lindinha, convido-te a entrares nesta Barca, se queres que a tua vida continue igual.
Dondoca do Jet Set – Já vi que aqui a sorte não está a meu favor. Vou, então, em busca da minha justiça ao outro lado.
A Dondoca do Jet Set dirige-se à Barca do Anjo, e diz:
Dondoca do Jet Set – Ó da Barca! Estais de partida? Gosto desta Barca, é muito mais requintada do que a outra com que me deparei.
Anjo – Olha quem vem lá! A família está bem? E o filho como vai?
Dondoca do Jet Set – Acredito que estejam a sofrer bastante com a minha partida. Mas que não chorem muito, que isso faz mal à pele. Mas… filho? Não sei a que se refere!!!...
Parvo – Ganda mentirosa!!! Nem no julgamento final dizes a verdade?
Anjo – Querias ter uma vida plena, enquanto o teu filho lutava pela vida!
Dondoca do Jet Set – Se tivesse mantido o bebé, teria destruído a minha vida: o que é que as pessoas iriam dizer por ter um filho mongoloide? Acha que me iam continuar a tratar da mesma forma?
Parvo – Ah! Então sempre tens filho! Há pouco tiveste uma branca, foi?
Dondoca do Jet Set – Já foi difícil manter a forma física sem que ninguém se apercebesse de que tinha tido um bebé. Já quase tinha estragado a minha beleza, ainda havia de estragar a minha vida também? Ficando em casa a tratar de um freek? De um anormaleco? Isso não era nada cool!!!...
Parvo – Ah! Ah! Ah! Forma física!!!... (às gargalhadas descontroladas, bate com a mãos na barriga, os olhos com lágrimas de tanto rir) Pois sempre foi isso que te importou, não foi? Olha lá: alguma vez ias olhar para esta minha “barriguinha de cerveja”?
Anjo(com ar verdadeiramente zangado) Cuidado com a forma como falas do teu filho!!! Não sabes que Cristo disse que tudo o que fizesses a uma criancinha o farias a ele também? Abandonaste um bebé, sabendo que iria ficar em perigo. Deixaste-o abandonado num ecoponto!!!… Que frieza! Que crueldade! E atreves-te a querer ir para o Céu???!!!
Dondoca do Jet Set – Pensava que ninguém o encontraria! Foi por isso que o deixei no ecoponto amarelo, escondido, em vez de o deixar no lixo, onde qualquer um abriria a tampa e o poderia ver!  (a contragosto) Mas pronto, ainda bem que alguém o encontrou! E que nunca se soube que era meu!!!
Anjo – Podes ter a certeza de que esta Barca o encontrou!
Parvo – Soubemos nós, não é?!
Dondoca do Jet Set – Cale-se, seu parvalhão! (o Parvo faz um esgar desconcertado, mas divertido. A Dondoca do Jet Set dirige-se ao Anjo, com ar sedutor) Mas, meu Anjinho lindo, bom e misericordioso: eu pensava, quando fosse mais velha, ir procurar o meu filho e trazê-lo para minha casa. Não tenho culpa de ter morrido tão jovem!
Parvo – Pois, aqui a Beldade quis comprar um Maserati GranTurismo, foi à velocidade máxima e espetou-se a 300Km/h. É claro que a Bela não tem culpa de ter morrido tão nova!!! (risos)
Anjo – Protegeste a tua imagem no mundo, mas não a conseguiste proteger aqui. Sai daqui! Vai ao encontro daquele que é dissimulado e enganador e que dá valor a essa tua imagem.
Parvo(com ironia na voz) Sim, sim; fazem o paaarzinho perfeito!
Dondoca do Jet Set – Mas então, as missas, as idas a Fátima, as esmolas que dava (milhares de euros, diga-se), não serviram para nada?
Anjo – Serviram, sim. Serviram para te condenar ainda mais! Então ias à missa e, em vez de ajudares as criancinhas, abandonaste a tua?
Dondoca do Jet Set – Ó triste, o que é que eu fui fazer? Toda a minha vida pensei que tinha feito a escolha certa, mas parece que estava enganada. É melhor ir para onde pertenço antes de sofrer mais humilhações e antes que a Barca encha! Talvez, assim, ainda possa fazer a viagem em 1ª Classe!!!...
 Torna a Dondoca do Jet Set à Barca do Inferno:
Diabo – Seja bem aparecida!
Dondoca do Jet Set –Deixemo-nos de rodeios. Já estou a sofrer o suficiente, deixe-me só entrar na Barca. Ainda tenho lugar na 1º Classe?
Parvo(com ironia na voz) Não se esqueça de pedir champanhe, minha beldade linda… e parvalhona!
Diabo – Faça favor, quer antes o camarote? Vai ser uma viagem muito divertida! Ah! E toca a tirar esse casaquinho Chanel: ponha-o nesse cabide, que lhe tolda os braços para remar.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.