quarta-feira, 6 de maio de 2020

TEXTOS CRIATIVOS DO 10º ANO (1) Alunos experimentam criar a partir de Camões


   
       A partir do estudo das RIMAS de Luís de Camões, os alunos do 10º D fizeram em casa textos criativos. Digam lá se gostam. Nos próximos dias mais textos do 10º D e do 10º B.

O dia em que eu nasci foi nublado
Mas quando abri os olhos estava ensolarado
Olhei para cima e vi luz,
Seus olhos de amor e carinho que reluz.

Naquele momento senti conforto e paz
Eu era pequena e indefesa, mas muito capaz
De fazer você rir e cantar,
E com todo este amor, prometo sempre te amar.
          Gabriela Pires, 10ºD
  
           O Dia em que nasci
No dia em que nasci
Não havia neve nem serra clara
Pois eu nasci no verão
Com o sol a dar-me na cara

No dia em que nasci
Não chovia que Deus a dava
Pois no verão nasci
Enquanto os rios o calor secava

No dia em que nasci
O vento não soprava irado
Pois eu nasci em Agosto
Quando de amarelo se pinta o prado

No dia em que nasci
Inverno não era certamente
Mas o frio da neve gelada
Aquece-me desde que sou gente
                Miguel Fontes, nº 19, 10ºD

Vénus de Milo
 Gerada pelo esbater das espumas,
De uma madrepérola de um branco descorado surgiu
Um encolhido ousar; a brandura;
Vénus de Milo, a deusa, de uma beldade como nunca se viu.

Ondados fios d’ouro reluzente,
Digna de uma anatomia divinal,
De todas as deusas, a mais atraente,
Nitidamente, não se trataria de um mero ser mortal.

De perlas e corais nasce e parece,
Segundo se diz, com o manco Vulcano teria casado;
Mas era com Marte que viajava, no seu carro por cisnes puxado.

S’imaginando só tanta beleza
a mente em si enlouquece,
que pensariam os deuses ao vê-la? Oh! regalo da Natureza!
            Maria Duarte, 10ºD


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.