quinta-feira, 18 de junho de 2020

À CONVERSA COM A DELEGADA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DEOLINDA PINA As opções de Educação Física no E@D foram as mais adequadas



Deolinda Pina, delegada de Educação Física da ESAAG, respondeu às nossas perguntas sobre o que foi mais difícil para levar os alunos a fazer Educação Física em casa. 
Quais as grandes dificuldades para a disciplina de Educação Física no Ensino à Distância na ESAAG?
As quatro dificuldades apontadas são:
- Desenvolvimento das capacidades físico-motoras, nomeadamente no controlo e correção das execuções e dificuldade em fornecer feedback de incentivo.
- Aspetos técnicos e táticos em contexto de jogo formal, nas modalidades coletivas e individuais, desenvolvendo os reflexos, a coordenação e a postura corporal.
 - Aspetos psicoemocionais, na interajuda, autocontrolo, desenvolvimento do respeito da solidariedade e da autoconfiança, aceitação e cumprimento das regras de jogo.
- O facto de nem todos os alunos disporem de espaços adequados, de materiais e de tecnologias. 

A disciplina prevê vários tipos de tarefas para os alunos nesta altura?
Sim. Seguindo as orientações da DGS e do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, como não é possível criar contextos educativos e dinâmicas próprias da disciplina que permitam o desenvolvimento do currículo e atingir os objetivos previstos, as atividades propostas têm em vista a manutenção e/ou elevação da aptidão física dos alunos, na perspetiva da saúde e do bem-estar e a aprendizagem dos processos de desenvolvimento e manutenção da aptidão física.
 
Que tarefas e atividades em concreto?
Desde a suspensão das aulas presenciais, em reunião de grupo, decidimos que as estratégias de atuação dos docentes seriam uniformizadas. Assim foi criado um link, https://sites.google.com/aeaag.pt/aeaag-ed-fsica-covid-19/, no qual, para além de variadíssimas sugestões de trabalho (planos de treino, desafios, livros, filmes) passaram a constar as tarefas de trabalho, quinzenais, para todos os alunos do Agrupamento, desde o Pré-escolar até ao Ensino Secundário.  Desta forma, cada docente envia aos alunos, planos de trabalhos, com tarefas para executarem, semanalmente, mas com posterior repetição na semana seguinte. Esta atividade proposta deve ser realizada em três momentos distintos, correspondentes aos tempos de aulas semanais. No intervalo de execução dos exercícios propostos, os alunos registam, em tabelas ou questionários online, enviados pelos professores, o número de repetições que executaram em cada exercício no período de tempo recomendado, permitindo assim ao professor ficar com um registo efetivo do trabalho dos alunos, ao longo dessa quinzena.
Concomitantemente, desde o início do processo da telescola, no canal RTP Memória – #EstudoEmCasa, foi solicitado aos alunos do ensino básico para também assistirem à aula semanal e, assim, reforçarem o estudo pela disciplina.

Os contactos com os alunos são estabelecidos de que forma e com que plataformas?  
Os contactos com os alunos são estabelecidos prioritariamente de forma assíncrona, atendendo ao facto de nem todos possuírem os mesmos recursos e as condições necessárias a nível tecnológico, evitando assim situações constrangedoras de diferenciação entre eles. As plataformas utilizadas são o Gmail, e-mail pessoal e /ou da turma; chat/hangouts; classroom; google. meet; WhatsApp; telemóvel.

A convicção dos professores é que os alunos mantêm a sua forma física ou esta temporada sem aulas presenciais vai ser crítica para a forma física dos alunos?
Os professores estão preocupados com os alunos na aquisição de conhecimentos, novas competências, na forma física, mas também com o seu bem-estar geral.
Sabemos perfeitamente que muitos deles, se não forem incentivados e não tiverem apoio de algum adulto ou de algum colega, não desenvolvem qualquer atividade física.
Assim, consideramos que o papel do Professor, neste momento de distância, através de palavras de incentivo e de feedbacks positivos, acerca do trabalho realizado pelos alunos, seja fundamental para que eles sintam motivação para a realização das suas tarefas.
E, neste momento, tendo por base a devolução dos resultados às tarefas propostas e às dúvidas colocadas pelos alunos, a opinião consentânea dos professores é bastante positiva.

Como poderia ter sido melhor?
Talvez a realização de aulas síncronas, com grupo
reduzido de alunos.
Envio de pequenos vídeos realizados pelos alunos, aquando da realização das tarefas propostas.
Publicação do link https://sites.google.com/aeaag.pt/aeaag-ed-fsica-covid-19/, na página do Agrupamento, facilitando a consulta dos materiais de apoio e  vídeos aos Educadores de Infância, Professores do 1º CEB, Encarregados de Educação e à comunidade escolar em geral .
Tendo em conta o tempo que os docentes tiveram para se preparar e adaptar a esta nova realidade, as opções tomadas face aos constrangimentos existentes foram bastante adequadas.

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