Deolinda Pina, delegada de Educação Física da ESAAG, respondeu às nossas perguntas sobre o que foi mais difícil para levar os alunos a fazer Educação Física em casa.
Quais as grandes dificuldades para a disciplina de Educação Física no Ensino à Distância na ESAAG?
Quais as grandes dificuldades para a disciplina de Educação Física no Ensino à Distância na ESAAG?
As quatro dificuldades apontadas são:
- Desenvolvimento das capacidades físico-motoras,
nomeadamente no controlo e correção das execuções e dificuldade em fornecer feedback de incentivo.
- Aspetos técnicos e táticos em contexto de jogo formal,
nas modalidades coletivas e individuais, desenvolvendo os reflexos, a
coordenação e a postura corporal.
- Aspetos psicoemocionais,
na interajuda, autocontrolo, desenvolvimento do respeito da solidariedade e da
autoconfiança, aceitação e cumprimento das regras de jogo.
- O facto de nem todos os alunos disporem de espaços
adequados, de materiais e de tecnologias.
A disciplina prevê vários tipos de tarefas para os
alunos nesta altura?
Sim. Seguindo as
orientações da DGS e do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação
Física e Desporto, como não é possível criar contextos educativos e dinâmicas
próprias da disciplina que permitam o desenvolvimento do currículo e atingir os
objetivos previstos, as atividades propostas têm em vista a manutenção e/ou
elevação da aptidão física dos alunos, na perspetiva da saúde e do bem-estar e
a aprendizagem dos processos de desenvolvimento e manutenção da aptidão física.
Que tarefas e atividades em concreto?
Desde a suspensão das aulas presenciais, em reunião de
grupo, decidimos que as estratégias de atuação dos docentes seriam
uniformizadas. Assim foi criado um link,
https://sites.google.com/aeaag.pt/aeaag-ed-fsica-covid-19/, no qual,
para além de variadíssimas sugestões de trabalho (planos de treino, desafios,
livros, filmes) passaram a constar as tarefas de
trabalho, quinzenais, para todos os alunos do Agrupamento, desde o Pré-escolar
até ao Ensino Secundário. Desta forma, cada docente envia aos alunos, planos de
trabalhos, com tarefas para executarem, semanalmente, mas com posterior
repetição na semana seguinte. Esta atividade proposta deve ser realizada em
três momentos distintos, correspondentes aos tempos de aulas semanais. No
intervalo de execução dos exercícios propostos, os alunos registam, em tabelas
ou questionários online, enviados pelos professores, o número de repetições que
executaram em cada exercício no período de tempo recomendado, permitindo assim
ao professor ficar com um registo efetivo do trabalho dos alunos, ao longo
dessa quinzena.
Concomitantemente,
desde o início do processo da telescola, no canal RTP Memória – #EstudoEmCasa, foi
solicitado aos alunos do ensino básico para também assistirem à aula semanal e,
assim, reforçarem o estudo pela disciplina.
Os contactos com os alunos são
estabelecidos de que forma e com que plataformas?
Os
contactos com os alunos são estabelecidos prioritariamente de forma assíncrona,
atendendo ao facto de nem todos possuírem os mesmos recursos e as condições
necessárias a nível tecnológico, evitando assim situações constrangedoras de
diferenciação entre eles. As plataformas utilizadas são o
Gmail, e-mail pessoal e /ou da turma; chat/hangouts; classroom; google. meet; WhatsApp;
telemóvel.
A convicção dos professores é que os alunos mantêm a
sua forma física ou esta temporada sem aulas presenciais vai ser crítica para a
forma física dos alunos?
Os professores
estão preocupados com os alunos na aquisição de conhecimentos, novas
competências, na forma física, mas também com o seu bem-estar geral.
Sabemos
perfeitamente que muitos deles, se não forem incentivados e não tiverem apoio
de algum adulto ou de algum colega, não desenvolvem qualquer atividade física.
Assim,
consideramos que o papel do Professor, neste momento de distância, através de
palavras de incentivo e de feedbacks positivos, acerca do trabalho realizado
pelos alunos, seja fundamental para que eles sintam motivação para a realização
das suas tarefas.
E, neste
momento, tendo por base a devolução dos resultados às tarefas propostas e às
dúvidas colocadas pelos alunos, a opinião consentânea dos professores é bastante
positiva.
Como poderia ter sido melhor?
Talvez
a realização de aulas síncronas, com grupo
reduzido de alunos.
Envio
de pequenos vídeos realizados pelos alunos, aquando da realização das tarefas
propostas.
Publicação
do link https://sites.google.com/aeaag.pt/aeaag-ed-fsica-covid-19/, na página do Agrupamento, facilitando a consulta dos
materiais de apoio e vídeos aos Educadores
de Infância, Professores do 1º CEB, Encarregados de Educação e à comunidade
escolar em geral .
Tendo
em conta o tempo que os docentes tiveram para se preparar e adaptar a esta nova
realidade, as opções tomadas face aos constrangimentos existentes foram
bastante adequadas.
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