quarta-feira, 23 de junho de 2021

CIDADANIA DO 10º A (2) 10 sacos de lixo recolhidos na cidade da Guarda

 







Apesar do objetivo do nosso projeto em Cidadania ser principalmente a recolha de máscaras, deparámo-nos com uma realidade que não podíamos ignorar: o resto do lixo urbano, doméstico, disperso pelas ruas. Desde latas de refrigerante, a grades de cervejas inteiras, garrafas de plástico, imensas caixas de cigarros e até calçado! Estes foram apenas alguns exemplos das coisas que encontrámos deixadas indevidamente no chão e até mesmo em árvores.

No decorrer das 3 horas em que percorremos a cidade, recolhemos mais de 10 sacos de lixo comum, podendo ter sido grande parte dele reciclado caso tivesse sido devidamente colocado no respetivo ecoponto.

Fosse no meio da vegetação, embrulhado no meio da areia arrastada pela chuva da noite anterior ou simplesmente no meio do passeio, lá estava mais um pacote, uma embalagem qualquer ou uma lata de um energético.

Esta atitude de simplesmente largar o lixo no chão só denota uma falta de civismo, falta de sentido de responsabilidade e falta de sentimento de comunidade, não só por ser extremamente prejudicial para o ambiente como um próprio atentado à saúde pública, pondo em causa a sustentabilidade e o futuro das gerações vindouras.

Mas falando nas gerações futuras, foi com muita tristeza e preocupação que junto aos locais maioritariamente frequentados pelas camadas mais jovens se encontrou uma das maiores concentrações de resíduos no chão. Dentro e fora dos recintos escolares por onde passámos foi possível constatar a irresponsabilidade dos jovens que um dia serão os homens e as mulheres que governarão o país e o mundo. Esta situação é no mínimo assustadora, tendo em conta toda a informação à qual temos facilmente acesso nos dias de hoje e que nos permite ter a noção dos perigos destas atitudes de indiferença atendendo à situação que o mundo está a passar, fazendo-nos repensar sobre as nossas ações e modos de atuação diários e de que a ideia de que "é só um papelzinho de pastilha" nunca foi uma opção.

Henrique Fonseca, 10ºA

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.