quinta-feira, 15 de julho de 2021

PLANO 21/23 ESCOLA+ (2) Os pormenores do Plano

 

Saiu no passado dia 7 de julho o Plano 21/23 Escola+, que é o Plano de Recuperação das Aprendizagens promovido pelo Ministério da Educação na sequência dos sucessivos confinamentos devidos à pandemia de COVID19. Aqui fica explicado o Plano de Ação previsto pelo Ministério e que as escolas devem levar a cabo.

O Plano define 3 Eixos estruturantes da atuação, com os respetivos projetos e medidas:

1-ensinar e aprender;

2-apoiar as comunidades educativas;

3-conhecer e avaliar.

Eixo 1 - Ensinar e aprender

Projetos LEITURA E ESCRITA, a reconhecer a leitura como veículo de acesso a todas as aprendizagens: Escola a LER; Ler - conhecer, aprender e ensinar; Diário de Escritas; Ler com mais livros.

Projetos AUTONOMIA CURRICULAR, a explorar as potencialidades da autonomia e flexibilidade curricular: possibilidade de desenvolvimento das AE (Aprendizagens Essenciais) por ciclo de estudos; ações privilegiadas sobre os anos de início de ciclo ou sobre o 3º ano de escolaridade, dada a importância estratégica das aprendizagens no início de ciclo; flexibilidade na gestão das turmas; constituição de equipas educativas; possibilidade de recuperar aprendizagens em disciplinas em que se teve negativa no ano anterior; projectos de transversalidade de aprendizagens; possibilidade de organização semestral do ano.

Projetos RECURSOS EDUCATIVOS, para fazer que pais e alunos acedam a recursos / instrumentos de trabalho para ultrapassar dificuldades: afectação de recursos ao 1º ciclo e anos iniciais de ciclo; criação da Plataforma TV ou Internet #Estudo em Casa Apoia para fornecer ferramentas de apoio aos alunos e pais; Recursos do site Apoio às Escolas; Materiais para “Recuperar com Matemática”; alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva para desenvolver dimensão experimental no ensino das ciências; projeto “Mochila Cultural” para “Recuperar com Arte e Humanidades”; Práticas inclusivas a partir do projeto MAIA; instalação de Laboratórios de Educação Digital designadamente nas áreas da programação e robótica; criação e Centros de Especialização Tecnológica para uma nova geração de cursos profissionais; organização do Orçamento Participativo das Escolas com foco em práticas inclusivas.

Projetos FAMÍLIA: recursos formativos e de apoio para trabalho cooperativo em prol dos alunos; desenvolvimento do Qualifica-PEE, formação certificada para pais e encarregados de educação para que estes tenham uma relação mais positiva com a escola, voltando a estudar.

Projectos AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO: plataforma do IAVE com recursos diversos de avaliação; desenvolvimento de capacidades avaliativas através de projectos idênticos ao MAIA.

Projetos INCLUSÃO E BEM-ESTAR: apoio tutorial específico nomeadamente dos alunos com retenção nos diversos ciclos; programa para competências sociais e emocionais; possibilidade de as escolas manterem em 2021/22 os técnicos contratados em 2020/21 para desenvolvimento de planos de apoio às aprendizagens; aumento das horas para a EMAEI; materiais de apoio para melhor imersão dos alunos migrantes na língua portuguesa; actividades dentro do Plano Nacional das Artes; Desporto Escolar (DE) em ligação à comunidade educativa; promoção pelo DE de dinâmicas para levar os jovens a andar de bicicleta.

Projetos TERRITÓRIO: Fase 4 dos Territórios Educativos de Integração Prioritária (TEIP) com integração de mais escolas para inclusão de migrantes; incentivos ao movimento associativo e desportivo para inserir alunos com percursos escolares com mais dificuldades.

Eixo 2 - Apoiar as Comunidades Educativas

Medidas de reforço extraordinário de docentes através do reforço do Crédito Horário às escolas para actividades de recuperação; reforço dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário; reforço de horas das EMAEI; rastreios visuais e auditivos; abertura de mais salas públicas de educação pré-escolar; formação para pessoal docente e não docente; instalação de Centros de Especialização Tecnológica para modernização do Ensino Profissional; potenciação dos recursos do Portal da Oferta Formativa para melhor informação e orientação profissional; criação de bibliotecas digitais para complementar o acervo físico das BE; continuação do programa Escola Digital para mais e melhores equipamentos para todos, reforço da qualidade da Internet, formação de pessoal.

Eixo 3 - Conhecer e Avaliar

As acções neste Eixo ligam-se à avaliação do Plano com produção de metas e dados de execução, construção de indicadores, monitorização, estudos amostrais da aplicação da medidas.

Mais pormenores e concretização nos próximos tempos.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.