Saiu no passado dia 7 de julho o Plano 21/23 Escola+, que é o Plano de Recuperação das Aprendizagens promovido
pelo Ministério da Educação na sequência dos sucessivos confinamentos devidos à
pandemia de COVID19. Aqui fica explicado o Plano de Ação previsto pelo
Ministério e que as escolas devem levar a cabo.
O
Plano define 3 Eixos estruturantes da atuação, com os respetivos projetos e medidas:
1-ensinar
e aprender;
2-apoiar
as comunidades educativas;
3-conhecer
e avaliar.
Eixo 1 - Ensinar e
aprender
Projetos
LEITURA E ESCRITA, a reconhecer a leitura como veículo de acesso a todas as
aprendizagens: Escola a LER; Ler - conhecer, aprender e ensinar; Diário de
Escritas; Ler com mais livros.
Projetos
AUTONOMIA CURRICULAR, a explorar as potencialidades da autonomia e
flexibilidade curricular: possibilidade de desenvolvimento das AE
(Aprendizagens Essenciais) por ciclo de estudos; ações privilegiadas sobre os
anos de início de ciclo ou sobre o 3º ano de escolaridade, dada a importância
estratégica das aprendizagens no início de ciclo; flexibilidade na gestão das
turmas; constituição de equipas educativas; possibilidade de recuperar
aprendizagens em disciplinas em que se teve negativa no ano anterior; projectos
de transversalidade de aprendizagens; possibilidade de organização semestral do
ano.
Projetos
RECURSOS EDUCATIVOS, para fazer que pais e alunos acedam a recursos /
instrumentos de trabalho para ultrapassar dificuldades: afectação de recursos
ao 1º ciclo e anos iniciais de ciclo; criação da Plataforma TV ou Internet #Estudo
em Casa Apoia para fornecer ferramentas de apoio aos alunos e pais; Recursos do
site Apoio às Escolas; Materiais para “Recuperar com Matemática”; alargamento
da Rede de Clubes Ciência Viva para desenvolver dimensão experimental no ensino
das ciências; projeto “Mochila Cultural” para “Recuperar com Arte e Humanidades”;
Práticas inclusivas a partir do projeto MAIA; instalação de Laboratórios de
Educação Digital designadamente nas áreas da programação e robótica; criação e
Centros de Especialização Tecnológica para uma nova geração de cursos
profissionais; organização do Orçamento Participativo das Escolas com foco em
práticas inclusivas.
Projetos
FAMÍLIA: recursos formativos e de apoio para trabalho cooperativo em prol dos
alunos; desenvolvimento do Qualifica-PEE, formação certificada para pais e encarregados
de educação para que estes tenham uma relação mais positiva com a escola,
voltando a estudar.
Projectos
AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO: plataforma do IAVE com recursos diversos de avaliação;
desenvolvimento de capacidades avaliativas através de projectos idênticos ao
MAIA.
Projetos
INCLUSÃO E BEM-ESTAR: apoio tutorial específico nomeadamente dos alunos com
retenção nos diversos ciclos; programa para competências sociais e emocionais;
possibilidade de as escolas manterem em 2021/22 os técnicos contratados em
2020/21 para desenvolvimento de planos de apoio às aprendizagens; aumento das
horas para a EMAEI; materiais de apoio para melhor imersão dos alunos migrantes
na língua portuguesa; actividades dentro do Plano Nacional das Artes; Desporto
Escolar (DE) em ligação à comunidade educativa; promoção pelo DE de dinâmicas
para levar os jovens a andar de bicicleta.
Projetos
TERRITÓRIO: Fase 4 dos Territórios Educativos de Integração Prioritária (TEIP)
com integração de mais escolas para inclusão de migrantes; incentivos ao
movimento associativo e desportivo para inserir alunos com percursos escolares
com mais dificuldades.
Eixo 2 - Apoiar as
Comunidades Educativas
Medidas
de reforço extraordinário de docentes através do reforço do Crédito Horário às
escolas para actividades de recuperação; reforço dos Planos de Desenvolvimento
Pessoal, Social e Comunitário; reforço de horas das EMAEI; rastreios visuais e
auditivos; abertura de mais salas públicas de educação pré-escolar; formação
para pessoal docente e não docente; instalação de Centros de Especialização
Tecnológica para modernização do Ensino Profissional; potenciação dos recursos
do Portal da Oferta Formativa para melhor informação e orientação profissional;
criação de bibliotecas digitais para complementar o acervo físico das BE; continuação
do programa Escola Digital para mais e melhores equipamentos para todos,
reforço da qualidade da Internet, formação de pessoal.
Eixo 3 - Conhecer e
Avaliar
As
acções neste Eixo ligam-se à avaliação do Plano com produção de metas e dados
de execução, construção de indicadores, monitorização, estudos amostrais da
aplicação da medidas.
Mais pormenores e concretização nos próximos tempos.
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