sexta-feira, 6 de agosto de 2021

UMA SUGESTÃO POR DIA (6) Novo Bauhaus Europeu para mudar os nossos espaços de vida

 

A iniciativa «Novo Bauhaus Europeu» tenta fazer aparecer projetos europeus que liguem o Pacto Ecológico Europeu aos espaços em que vivemos. Deste modo é possível pensar as nossas cidades no sentido de elas serem mais “respiráveis” mas também mais inclusivas.  Isto significa construir um futuro “não só sustentável e inclusivo, mas também verdadeiramente belo, tanto para os nossos olhos como para a nossa mente e a nossa alma”.

O novo Bauhaus europeu é assim “um convite para mudar de perspetiva e encarar os desafios ecológicos e digitais como oportunidades para transformar a nossa vida para melhor”. Tornar mais económicos, acessíveis e sustentáveis os espaços de amanhã é assim desafio para “designers, arquitetos, engenheiros, cientistas, estudantes e mentes criativas de disciplinas diferentes”. Assim se melhora a nossa qualidade de vida.

Neste momento está-se na fase de apresentação de propostas transformadoras que poderão ser financiadas ao nível europeu. Quer ver alguns exemplos de como se podem transformar bairros, edifícios e comunidades, juntando arquitetura, ambiente, design e cultura? Veja aqui o discurso de Ursula van der Leyen no lançamento do Programa. Veja também exemplos de propostas.

 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.