quinta-feira, 5 de maio de 2022

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, 5 DE MAIO (1) João Vaz faz uma síntese daquilo que torna grande a língua portuguesa

 

“Língua geográfica”

No próximo dia 5 de maio assinalam-se os 808 anos da Língua Portuguesa (1214-2022). São oito séculos de história contados a partir de 27 de junho de 1214, data do testamento de D. Afonso II, considerado o primeiro documento oficial escrito em português, uma espécie de certidão de nascimento. O português é a língua materna falada, em quatro continentes, por 270 milhões de pessoas (Europa, África, América do Sul e Ásia), com destaque para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Portugal, (10,3); Cabo Verde (0,556), Angola (32,9), Guiné-Bissau (1,97), São Tomé e Príncipe (0,219), Guiné Equatorial (1,4), Moçambique (31,3), Timor Leste (1,3) e Brasil (212,6).

 Em 2020, estava entre as cinco línguas maternas com mais falantes no mundo, (em milhões): mandarim (922), espanhol (463), inglês (370), hindi (342) e português (270). É o idioma mais falado no hemisfério sul, a terceira língua europeia mais falada no mundo e das cinco mais utilizadas na Internet. O Instituto Camões ensina em setenta e seis países destacando-se o Senegal, EUA, Venezuela Espanha, França, Suíça e China. Como língua materna ou segunda é falada por pelo menos sete milhões de pessoas na diáspora. O novo acordo ortográfico entrou em vigor em maio de 2009. Com a inclusão do K (capa), do W (dáblio) e do Y (ípsilon), o alfabeto português passa a ter vinte e seis letras.

O poeta Luís de Camões, «O Príncipe dos Poetas», deixou-nos uma obra monumental “Os Lusíadas”. O mais universal poeta português, Fernando Pessoa, considerou «A minha pátria é a língua portuguesa». O escritor José Saramago foi galardoado, em 1998, com o Nobel de Literatura. Como vultos culturais da língua portuguesa do distrito da Guarda temos: Virgílio Ferreira, grande romancista e ensaísta, do século XX, nascido em Melo (Gouveia) e Eduardo Lourenço, “gigante” do pensamento português (professor, filósofo, escritor e ensaísta), nascido em São Pedro do Rio Seco (Almeida).

A língua portuguesa é um dos pilares da soberania nacional. É um património com que o passado nos ligou a outras nações e que o futuro nos atribui a responsabilidade de partilhar. É um idioma de comunicação internacional com projeção global, num mundo cada vez mais conectado, de quase oito mil milhões de pessoas. É um veículo de transmissão de cultura e de comunicação entre os povos. A ciência, as várias expressões artísticas, as indústrias criativas e a educação, promovem e difundem a língua portuguesa no país e no mundo. Ampliar e renovar o interesse pela aprendizagem da língua portuguesa no mundo é essencial no quadro de uma promoção externa de uma imagem moderna do país, ou de gerar procura para os produtos e os serviços portugueses, designadamente do ensino superior. O valor económico de qualquer língua depende do número de pessoas que a falam e da riqueza (PIB) dos países em que a língua é usada oficialmente. É o nosso capital mais importante, que nos identifica culturalmente. Como escreveu o pensador Agostinho da Silva “Toda a obra supõe um sacrifício; e no próprio sacrifício se encontra a mais bela e a mais valiosa das recompensas”.

Uma vida longa para a língua portuguesa.

Prof. João da Cunha Vaz

(1ª foto: Escola Kids-UOL)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.