terça-feira, 2 de agosto de 2022

QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (2) Responde o professor Álvaro Santos, da ESAAG


 

Que andas a ler? Que série de TV andas a ver?

Responde Álvaro Agostinho Santos, professor do Grupo de Economia:

O livro que ando a ler é “Liberalismo e seus descontentes”, de Francis Fukuyama, editado pela Dom Quixote. Desde que surgiu após as guerras religiosas na Europa, o liberalismo nunca foi tão atacado como agora, tanto à direita, por conservadores, como à esquerda, por progressistas, chegando a ser considerada uma teoria obsoleta. Contudo, o livro apresenta uma visão isenta de preconceitos ideológicos, abrangendo uma grande diversidade de opiniões que, no essencial, defendem as teses essenciais do liberalismo, como por exemplo, a importância da igualdade dos direitos individuais, do primado da lei e da liberdade de expressão.

Um aspeto que me parece de destacar está na parte final do livro em que o autor apresenta seis propostas determinantes para a reforma do liberalismo. Um livro atual e que nos ajuda a perceber os tempos que vivemos.

 Relativamente a séries televisivas, neste período de férias, não acompanho nenhuma. É a época do “defeso”. Procuro ver os episódios relativos aos “Comboios do Mundo” que a SIC transmite na parte final do Jornal da Noite. Na minha opinião, vale a pena ver, sobretudo pelas paisagens deslumbrantes que as reportagens proporcionam.

 Boas férias para todos.

Álvaro Agostinho Santos


       Convidamos os nossos leitores a partilhar durante o mês de agosto o que andam a ler e a série que andam a ver atualmente, juntando um pequeno comentário. Iremos publicando as vossas colaborações  à medida que as recebermos. Escrevam e mandem foto para blogueexpressao@gmail.com

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.