domingo, 29 de janeiro de 2023

AINDA A VIAGEM DO 9º ANO AO PORTO O olhar do professor João Vaz

Olhares Invictos

As razões desta viagem-aventura são o culminar das aprendizagens transmitidas aos alunos, por diferentes áreas do saber (Geografia, História, Português, Inglês e Francês), a consolidação das mesmas in loco e também o partilhar com os outros a cidade.

No pretérito dia 19 de janeiro, em pleno rigor do inverno, professores e alunos de seis turmas do 9.º ano, partiram da escola em autocarro, pelas sete horas da manhã e, passadas duas horas, por volta das dez, chegámos à Alfandega do Porto. Iniciámos a visita ao Museu dos Transportes e Comunicações, inaugurado no ano 2000, que ocupa 1280 metros quadrados, e que veio dar uma nova vida ao espaço, é um dos principais ativos do edifício, pela promoção histórica e cultural. Os alunos puderam observar a influência do automóvel na sociedade e na economia contemporânea, nomeadamente os automóveis utilizados pelos diferentes Presidentes da República Portuguesa. Existem painéis interpretativos distribuídos pelos corredores ou quiosques multimédia interativos. O edifício da Alfandega do Porto é muito atraente e elegante, (a reconversão do corpo central do edifício foi levado a cabo pelo arquiteto Souto Moura, proporcionando novos usos), foi capaz de gerar uma atratividade e uma dinâmica que recolocaram a cidade no mapa. Em 1987, por Resolução do Conselho de Ministros, foi destinado a novas funções (tinha funções aduaneiras, com embarque e desembarque de mercadorias de navios de longo curso). Também podemos apreciar o Painel “Ribeira Negra” do Pintor Júlio Resende.


Já no exterior podemos observar a passagem do “Americano” veículo sobre carris que chegou a Portugal pelo Porto, em 1872, com os primeiros veículos de tração animal, agora elétricos, já na viragem para o século XXI.

Por volta das onze horas, entrámos no Museu interativo dos Descobrimentos-World of Discoveries, que abriu ao público a vinte e cinco de abril de 2014. Foi uma autêntica viagem no tempo, pelos mares, reconstrói-se a odisseia dos navegadores portugueses durante a época dos Descobrimentos. Com direito a contactos com algumas figuras da História, como o infante D. Henrique, o Navegador, personagem que dá as boas-vindas aos visitantes. Relembrámos Luís Vaz de Camões que explica alguns dos momentos dos Lusíadas, Ilha dos Amores, das Sereias, etc. Mas o momento que mais impressiona, é a viagem de barco à Conquista de Ceuta, passando pelo Cabo das Tormentas, onde se enfrenta o bravo Adamastor (terrível monstro). Passa-se ainda por florestas equatoriais-tropicais e outros destinos exóticos. No período da tarde, depois do merecido repasto, a chuva era imensa, fomos até ao centro comercial para nos recrearmos. O regresso à cidade mais alta do país decorreu com toda a normalidade e, por volta das 19h30, chegámos à nossa escola. 

A componente mais importante desta visita foi claramente a pedagógica, os alunos viram, ouviram e fizeram perguntas, e também a socialização. Destaque para o bom acolhimento por parte das Instituições visitadas e da própria cidade, classificada como Cidade Património Mundial, pela UNESCO em 1996 e Capital Europeia da Cultura, em 2001. Saboreámos algumas amostras da nossa suculenta e saborosa cidade, são espaços histórico-culturais imperdíveis, valorizar o que é nosso merece destaque.

Prof. João Manuel da Cunha Vaz

28 de janeiro de 2023

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.