segunda-feira, 14 de abril de 2014

25 de abril 40 anos - 14 - Curiosidades muito estranhas


Engraçado é ver hoje aquilo que era proibido no Estado Novo, antes do 25 de abril de 1974.
Assim, que dizer de ter licença para isqueiros (“licença anual para uso de acendedores e isqueiros”)? Esta norma existiu de 1937 até 1970 e a infração obrigava ao pagamento de 250 escudos (muito dinheiro para a época) repartidos entre o Estado (70%) e o agente autuante (30%).
E que dizer de ser necessário a uma mulher casada levar consigo autorização do seu marido para viajar para o estrangeiro? O contrário não era necessário. E o marido, chefe de família, podia abrir a correspondência da mulher e exigir o regresso se ela decidisse sair de casa. Esta última norma esteve em vigor até 1967.
E que acham de o casamento de professoras ter de ser autorizado pelo Ministério da Educação Nacional? E de o pretendente ter necessariamente “bom comportamento moral e civil” e “vencimentos ou rendimentos documentalmente comprovados em harmonia com os vencimentos da professora”? Por outro lado profissões como enfermeiras, hospedeiras da TAP e telefonistas estiveram impedidas durante muitos anos de casar.
E mais uma: sabiam que até 1967 se uma mulher casada tivesse filhos de uma relação extra-conjugal era obrigada a registá-los como sendo filhos do marido?
Como os tempos mudaram!
(texto elaborado a partir de informação recolhida na Agenda Cultural de Lisboa, abril 2014)

1 comentários :

  1. O país mudou, mas não o suficiente.
    É que eu, cidadão deste país, com 19 anos de idade em Abril de 1974 e com 59 anos em abril de 2014, fui condenado em Tribunal em 2010 por ter enviado um mail por indignação aos meu camaradas de trabalho. Foram 150 dias a 10€ por me ter atrevido a escrever o que na altura me ia na mente sobre o meu local de trabalho e por que me desagradava

    ResponderEliminar

Os comentários anónimos serão rejeitados.