São 134 alunos no 12º ano na ESAAG e
atingiram no Teste Intermédio de Português do 12º ano (realizado a 24 de fevereiro) a média de 12,1 com o
desvio padrão de 2,8 e o coeficiente de variação de 23%. Divulgados agora os
números a nível nacional (45.757 alunos em 552 escolas), estamos melhor que a
média nacional (11,3, com desvio padrão de 3,3 e o coeficiente de variação 29,5%).
Analisemos agora cada parte do
teste. Na I parte (Leitura de Padre António Vieira), as pontuações médias por
pergunta dos nossos alunos oscilaram entre os 50% e 81% da pontuação. A pergunta
de abertura foi a mais fácil e mais pontuada tanto na ESAAG com a nível
nacional. Já as perguntas relativas ao II texto (Fernando Pessoa ou Camões em
alternativa) tiveram menor percentagem de pontuação pelos nossos alunos do que
as perguntas relativas a Vieira, porventura por este ser um autor estudado no
11º ano. Quanto à parte II (Leitura de texto não-literário e gramática), foram
as perguntas de gramática as mais penalizadas: há uma pergunta que atinge só
13% de média na pontuação obtida, situando-se as outras nos 46% e 53%. Na média
nacional estas três perguntas obtêm pela mesma ordem 22%, 45% e 44%. É nesta
Parte que nos situamos pior comparando-nos ao todo nacional. Na parte III
(Escrita de texto), estamos também ligeiramente abaixo da média nacional (58%
contra 59%).
Quanto às classificações globais dos
testes, na ESAAG só 19 dos 134 alunos tiveram abaixo de 10 valores na escala de
20 (14%), a maioria esteve no nível médio ou seja entre 10 e 13 (70 alunos, ou
seja 52%), estando os restantes entre 14 e 16 (36 alunos, ou seja 27%) e entre
17 e 20 (9 alunos, ou seja 7%). Houve um aluno com 20 valores.
Vamos agora aos exames?
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