sábado, 31 de maio de 2014

Amélia Fernandes, eleita ontem diretora do Agrupamento, respondeu ao EXPRESSÃO


Amélia Maria da Silva Ramos Fernandes, a recém-eleita Diretora do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque (AEAAG), tem 51 anos, é casada e tem uma filha. É licenciada em Engenharia Química e Mestre em Administração e Organização Escolar. Leciona na ESAAG as disciplinas do Grupo de Física e Química. Amélia Fernandes respondeu assim às nossas perguntas:

Porque se candidatou a Diretora do AEAAG?
A candidatura a este cargo de Diretora implicou, necessariamente, uma reflexão pessoal e profissional e foi decidida como um compromisso pessoal que precisará do contributo de todos, porque só com o contributo de todos será possível fazer desta recém-Instituição uma Escola mais participativa e abrangente, uma Escola capaz de responder de modo eficaz e eficiente às necessidades atuais da sociedade em geral e da comunidade local em particular, pesem muito embora as especificidades associadas a cada uma das unidades educativas que a constituem.

Um Agrupamento como este é difícil de gerir?
Um Agrupamento Escolar é uma organização complexa onde interagem profissionais de elevada formação e intervenientes externos, pelo que será necessário trabalhar de modo a respeitar os diversos graus de participação, mantendo a unidade e um sentido de comunidade.

Quais pensa serem os problemas e as potencialidades do Agrupamento?
O AEAA reúne condições físicas, materiais e humanas para se tornar uma Instituição educativa de referência, desejada e procurada por todos quantos nele procuram a sua formação no Pré-Escolar e nos Ensino Básico e Secundário, não apenas pela qualidade e diversidade do serviço educativo que oferece, mas também pela capacidade de articulação e envolvimento com o meio exterior, com todos os colaboradores, parceiros organizacionais e de formação, pela natureza inovadora dos seus projetos de intervenção e formação, pelo valor e pelo respeito manifestado por todos os que o compõem ou com ele cooperam, pelo clima organizacional positivo, de rigor e disciplina, e pela adequada opção de estratégias de gestão promotoras do sucesso educativo dos seus alunos.

Como se define a si própria? Como vai ser a Amélia Fernandes diretora?
Apesar do modelo de gestão estar mais centrado numa pessoa, considero que uma verdadeira liderança só pode existir com uma gestão democrática e uma relação de proximidade com todos os implicados no processo educativo da Escola.

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