quarta-feira, 13 de junho de 2018

EX-ALUNA DA ESAAG Natacha Espinha fala do seu trabalho na Aloha Mental Aritmetic


Pedimos à Natacha Espinha, ex-aluna da ESAAG, que escrevesse sobre o seu trabalho na Aloha Mental Aritmetic, onde se pretende desenvolver as capacidades matemáticas dos jovens. Veja também o vídeo (link abaixo) em que ela explica tudo.
A aquisição de competências por parte dos alunos portugueses parece ser uma preocupação crescente na nossa sociedade. Garantir que os nossos alunos estão preparados para enfrentar a vida adulta é essencial, e a infância é idade ideal para intervir neste sentido. Foi neste âmbito que o programa ALOHA Mental Aritmetic chegou a Portugal no ano letivo de 2014/2015, 21 anos depois da sua criação na Malásia. Destinado a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos, o ALOHA utiliza o ábaco soroban como ferramenta-chave para impulsionar o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro dos seus alunos, garantindo que as crianças adquirem benefícios que as ajudarão em todas as áreas da sua vida.  
Através do uso e visualização do ábaco, os alunos ALOHA aprendem a fazer cálculos matemáticos com grande velocidade e precisão, ao mesmo tempo que perdem o “medo” dos números e estimulam outras capacidades que os ajudarão a ter um melhor desempenho académico. Apesar de ser uma atividade extracurricular, o ALOHA já faz parte do programa curricular de algumas instituições, que vêm este programa como uma mais-valia para os seus alunos. Este projeto está presente em vários distritos portugueses.
Sou uma das responsáveis pela gestão do ALOHA Lisboa e trabalho há 4 anos no programa ALOHA. As minhas tarefas passam pela realização de funções administrativas, ao mesmo tempo que colaboro com o departamento de comunicação e expansão da empresa. Contudo, a tarefa com que mais me relaciono é com o ensino, já que também sou responsável por lecionar aulas de ALOHA em diversas instituições, tendo a oportunidade de trabalhar diariamente com crianças e contribuir para as dotar de ferramentas que lhe serão úteis para o futuro.
 Natacha Espinha


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.