quarta-feira, 29 de maio de 2019

UMA ÁRBITRA DE 15 ANOS Margarida Inácio responde ao EXPRESSÃO





Margarida Inácio (do 10º B) tem 15 anos e é árbitra desde há cerca de um ano. O Blogue EXPRESSÃO fez-lhe algumas perguntas a propósito da sua participação na Taça de Portugal do passado dia 25 de maio.

Quando iniciaste a atividade de árbitra de futebol?
Eu inscrevi-me em setembro de 2018 no curso de árbitros promovido pela Associação de Futebol da Guarda e estou na arbitragem desde aí.
Que formação é que tens nesta área?
Tenho o 1° curso, neste ano também já participei em várias ações de formação. Foi numa dessas ações de formação, nomeadamente no "Encontro Nacional do Árbitro Jovem", que fui selecionada para participar na Final da Taça de Portugal.
Que atividade de árbitra tens desenvolvido regularmente este ano?
Este ano fiz jogos como árbitro, mas predominantemente como árbitro assistente. Grande parte em jogos de formação (infantis, iniciados, juvenis e juniores).
Sendo uma atividade predominantemente masculina, como convives com este facto? 
Sim, é uma atividade onde os homens estão em maior número mas cada vez há mais mulheres que jogam futebol profissionalmente e são árbitras dos maiores escalões de futebol feminino.
Porque é que gostas desta atividade de juíza, sendo ela tão desagradável por vezes e fonte de conflitos?
Esta escolha é algo que eu não consigo explicar. Eu gostava muito de futebol e percebi que poderia participar no futebol de uma forma diferente. Claro que por vezes não é fácil porque "a culpa é sempre do árbitro" mas eu não me importo. As primeiras vezes claro que é complicado mas, quando se gosta mesmo, não são as "bocas" que nos desviam ou que nos fazem desistir.
Como recebeste a distinção no Encontro Nac. de Árbitros Jovens?
Como eu já referi acima, eu participei no Encontro do Árbitro Jovem promovido pela APAF, onde fizemos testes e, no fim, os melhores classificados são nomeados para ir às finais de taças portuguesas (Taça da Liga, Taça de Portugal feminina, Taça de Portugal masculina, Supertaça). Como eu obtive uma boa classificação, fui selecionada para ir à Taça de Portugal masculina.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.