quinta-feira, 7 de junho de 2018

LEITURAS PARA FÉRIAS - 14 Os homens que odeiam as mulheres, a sugestão de António Silva (11º E)



O livro que recomendo como leitura, não apenas de férias mas sim em qualquer altura, é “Os Homens Que Odeiam As Mulheres”, de Stieg Larsson, um reconhecido jornalista sueco de uma extrema importância para a sua área, tendo sido um dos maiores peritos mundiais no estudo de movimentos antidemocráticos, de extrema-direita e nazis.
Este primeiro volume da trilogia Millennium retrata a história de um jornalista de investigação financeira que é condenado por difamação a um conhecido financeiro e quase cai na desgraça, sendo contratado por um outrora grande empresário, Henrik Vanger. O jornalista, Mikael Blomkvist, sob o pretexto de escrever uma biografia da família, tem como objetivo investigar o desaparecimento de uma sobrinha-neta de Henrik que sucedera há várias décadas atrás, sem nunca se saber o que realmente acontecera. A investigação acaba, no entanto, por revelar pormenores sórdidos que podem pôr em causa a vida de Mikael.
Recomendo este livro porque é um dos mais consagrados policiais da literatura atual, sendo a intriga muito complexa e dinâmica que vai prender o leitor de uma forma única e compulsiva, pelo seu visualismo, mas com uma leitura muito fácil. Além disso, a obra retrata uma realidade oculta na Suécia, na qual muitas mulheres são ainda maltratadas – convém ter em conta que este livro é adaptado de um caso real – pelos homens, expondo não só homicídios, mas também abusos sexuais e assédios de várias naturezas.
António Silva, 11º E



0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.