O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência também foi assinalado nas turmas A e E do 8.º ano e no Apoio de FQA do 10.º B, da ESAAG, com diálogo e uma atividade experimental “ouvir o sino da minha aldeia”.
Este
dia, celebrado a 11 de fevereiro, foi instituído pela ONU em 2015 com
o objetivo de promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres
em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência,
tecnologia, engenharia e matemática.
Foram analisados alguns números… “Apenas 28% dos estudantes licenciados em engenharia e só 33,3% dos profissionais de investigação de
todo o mundo são mulheres, de acordo com o Relatório
de Ciência da UNESCO: Para 2030 (2021)”. [1]
“Na
União Europeia, o Eurostat indica que mais de oito em cada dez empregos nas TIC
são preenchidos por homens. E embora as raparigas e mulheres sejam metade das
pessoas no ensino secundário ou superior, representam apenas 12,8% entre
estudantes de engenharias.
Em Portugal, a proporção de
mulheres diplomadas nestas áreas caiu de 26,2% em 1999 para 20,6% em 2017.
Um estudo da Microsoft, feito em 12 países europeus, mostrou que é entre os 14 e os 16 anos que se dá o afastamento das raparigas.” [2]
Alexandrina Candeias (Prof.ª FQ)
[1]
https://creativenews.pt/2022/02/10/para-todas-as-mulheres-stem-do-futuro/
[2]
https://www.engenheirasporumdia.pt/
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