sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

DIA INT. DAS MULHERES E RAPARIGAS NA CIÊNCIA (2) Nas aulas foram analisadas as diferenças de números entre homens e mulheres



     O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência também foi assinalado nas turmas A e E do 8.º ano e no Apoio de FQA do 10.º B, da ESAAG, com diálogo e uma atividade experimental “ouvir o sino da minha aldeia”.

     Este dia, celebrado a 11 de fevereiro, foi instituído pela ONU em 2015 com o objetivo de promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

  Foram analisados alguns números… “Apenas 28% dos estudantes licenciados em engenharia e só 33,3% dos profissionais de investigação de todo o mundo são mulheres, de acordo com o Relatório de Ciência da UNESCO: Para 2030 (2021)”. [1]

“Na União Europeia, o Eurostat indica que mais de oito em cada dez empregos nas TIC são preenchidos por homens. E embora as raparigas e mulheres sejam metade das pessoas no ensino secundário ou superior, representam apenas 12,8% entre estudantes de engenharias.

Em Portugal, a proporção de mulheres diplomadas nestas áreas caiu de 26,2% em 1999 para 20,6% em 2017.

Um estudo da Microsoft, feito em 12 países europeus, mostrou que é entre os 14 e os 16 anos que se dá o afastamento das raparigas.” [2] 

Alexandrina Candeias (Prof.ª FQ)

[1] https://creativenews.pt/2022/02/10/para-todas-as-mulheres-stem-do-futuro/

[2] https://www.engenheirasporumdia.pt/


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.