segunda-feira, 29 de agosto de 2022

6 DE SETEMBRO Câmara da Guarda organiza sessão de boas-vindas à comunidade educativa do concelho


        A sessão anual de receção aos professores e educadores do concelho da Guarda realiza-se no próximo dia 6 de setembro, terça-feira, na Alameda de Santo André, na Guarda. A receção começa às 10h30 com atuações de crianças e jovens e continua depois com as intervenções do Presidente da CMG Sérgio Costa e da vice-presidente Amélia Fernandes, que detém o pelouro da Educação. Pelo meio a CMG oferece almoço aos que se inscreverem. Inscrições dos interessados junto dos serviços da Câmara: aqui

A 1 E 2 DE SETEMBRO Entrega de manuais reutilizáveis aos alunos


Estas quinta e sexta-feiras, dias 1 e 2 de setembro, os alunos do AEAAG (ou os Enc. Educação) a partir do 5º ano devem levantar os manuais reutilizáveis na respetiva escola no seguinte horário / calendário:

5º ano – 1 de setembro – das 9 às 13 horas (Esc. Santa Clara)

6º ano – 2 de setembro – das 9 às 13 horas (Esc. Santa Clara)

7º ano – 1 de setembro – das 9 às 13 horas (ESAAG)

8º ano – 1 de setembro – das 9 às 13 horas (ESAAG)

9º ano – 1 de setembro – das 14 às 17 horas (ESAAG)

10º ano -  2 de setembro – das 9 às 13 horas (ESAAG)

11º ano - 2 de setembro – das 9 às 13 horas (ESAAG)

12º ano – 2 de setembro – das 14 às 17 horas (ESAAG)

1º Profissional  - 2 de setembro – das 9 às 13 horas (ESAAG)

2º Profissional  - 2 de setembro – das 9 às 13 horas (ESAAG)

3º Profissional - 2 de setembro – das 14 às 17 horas (ESAAG)

13 DE SETEMBRO Horário da receção aos alunos

 

Todos sabemos já que o início das aulas no AEAAG tem lugar a 13 de setembro, terça-feira. O AEAAG divulgou agora na sua página a hora de receção dos alunos nas suas escolas:

Pré-escolar: 9 horas

1º ciclo: 11 horas

2º ciclo: 10h35

3º ciclo + Ens. Sec. + Profissionais: 8h30

A esta hora tem lugar a receção aos alunos e nos tempos seguintes a partir do 2º ciclo começam as aulas de acordo com os respetivos horários.

sábado, 27 de agosto de 2022

QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (10) As respostas da Lara Gomes (8º A)

 



           Que andas a ler? Que andas a ver?  Responde a Lara Gomes, da ESAAG (8º A):

   Durante as minhas férias tenho andado a ler um livro chamado “(Sobre)Vivi à adolescência”. A autora deste livro, Filipa Ferreira, relata-nos como foi a sua adolescência, tudo aquilo por que passou, como por exemplo o Bullying, como lidou com os seus problemas e transmite-nos conselhos e várias dicas para conseguirmos lidar com a ansiedade. Este livro ajuda-te com 22 formas como seres mais feliz a cada dia a dia e, se precisares, na última página tem várias linhas de apoio que te podem ajudar a resolver os teus problemas. Aconselho-te a ler este livro pois podes mudar a tua vida para melhor. “Se realmente queres, tu consegues”.

    Uma das séries que eu vi nas minhas férias foi “Alexa e Katie”. Esta série fala sobre 2 melhores amigas que estiveram sempre juntas. Elas eram vizinhas e uma delas, a Alexa, tinha cancro. Passado uns dias o seu cabelo começou a cair. Então, quando Katie descobriu, foi até ao quarto da Alexa com uma máquina para rapar o cabelo e Alexa não queria porque assim toda a escola ia descobrir. Então Katie também rapou o cabelo só para a sua melhor amiga não passar por aquilo sozinha. Pela primeira vez ficaram separadas por causa da universidade. Então, sempre que voltavam para casa no fim de semana, iam logo ter uma com a outra pois estavam com muitas saudades. Podemos concluir que uma amizade é muito importante para superar qualquer tipo de doença.

Lara Neves Gomes (8º A)



quarta-feira, 24 de agosto de 2022

QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (9) As respostas de Martim Caetano (12º E)




       Que andas a ler? Que andas a ver? Eis as respostas do Martim Caetano (aluno do 12º E na ESAAG):

"De momento, estou a ler a obra de 1954, de Vergílio Ferreira, "Manhã Submersa". Já o tinha na estante há algum tempo, mas apenas agora é que tive curiosidade de pegar nele e folheá-lo.

A obra segue o personagem António Santos Lopes, um jovem de 12 anos proveniente de uma pequena aldeia da Beira e a sua jornada no seminário do Fundão. A obra é narrada pelo próprio António, já adulto e tem um certo caráter autobiográfico, levando-nos a acreditar que António é o próprio Vergílio Ferreira. No seu decorrer, a obra passa por vários momentos de reflexão pessoal como as saudades da terra natal de António, e mesmo temas como a essência do ser humano. É uma leitura simbólica que nos prende página após página.

Já na parte televisiva, não vou muito mais longe do que "Pôr do Sol". Esta série humorística passa de segunda a sexta, por volta das 21h na RTP1, mas também está disponível, de forma gratuita na Plataforma Play e também pode ser vista na Plataforma Netflix.

A série segue a família Bourbon de Linhaça, que mora na Herdade do Pôr do Sol e é confrontada com inúmeras situações insólitas, como traições, namoros, e descobertas chocantes. O seu diálogo absurdo e as suas falas ridículas contribuem para um tipo de humor que não se encontra em qualquer série de comédia.

Foi criada por Manuel Pureza e conta com Gabriela Barros, Marco Delgado e Sofia Sá da Bandeira no seu elenco principal." 

Martim Caetano, 12°E



QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (8) As respostas de Maria Morais, Presidente da Assoc. Estudantes do AEAAG

 


Responde a Presidente da Associação de Estudantes do AEAAG, Maria Morais:

 Este verão não tenho tido tempo para acompanhar nenhuma série. Tenho ligo algumas frases de um livro que aprecio muito: “Existes, logo pensa!”. Mas vou falar de uma série que acompanhei durante uns meses, The Good Place, a série que já vi duas vezes e não me importava de repetir. Esta série conta a história de um grupo de pessoas que perdem a vida e vão para o “sítio bom”, isto é: o céu. Nesse sítio, só entram as pessoas que realmente fizeram o bem durante toda a sua vida. Mas o sistema aparenta ter um erro e coloca uma pessoa no “sítio bom” que pertence ao “sítio mau”. Penso que a série conta com 4 temporadas, e ao longo dessas temporadas vai-se descobrindo o porquê desse erro e como o corrigir. Não quero dar spoiler por isso fico por aqui. Informo só que é das séries com o maior “plot twist” que já vi. Recomendo a todos que tenham oportunidade de a assistir! A série está disponível na Netflix.

Maria Morais



sexta-feira, 19 de agosto de 2022

19 DE AGOSTO NO PAÇO DA CULTURA Maria Moreno Soares criou uma obra com o pintor Arménio Diniz Santos














      A pequena artista Maria Morena Soares, que estará em 2022/23 na Escola Sec. Afonso de Albuquerque (7º ano), criou no dia 19 de agosto de 2022 em conjunto com o pintor Arménio Diniz Santos, ex-aluno da ESAAG, uma obra de pintura em acrílico sobre tela. O encontro teve lugar no Paço da Cultura da Guarda, onde Arménio tem a exposição IDENTIDADES até ao mês de outubro de 2022. Acompanhou-a também a sua professora Ana Amélia Saraiva, da Esc. Santa Clara.
         Veja aqui dois pequenos vídeos deste encontro em que Arménio coopera, orienta e dá umas dicas à pequena artista:







sábado, 13 de agosto de 2022

QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (7) Responde o professor José Carlos Lopes, da ESAAG




       Às perguntas "Que andas a ler? Que andas a ver na TV?" o professor José Carlos Breia Lopes respondeu:

       O livro que ando a ler: Margarida Espantada, de Rodrigo Guedes de Carvalho. Citando o que se encontra escrito na contracapa, como "teaser" para quem estiver a pensar lê-lo: "É sobre família, irmãos, violência doméstica e mental." É uma história que podia ser a nossa e que nos prende desde as primeiras linhas. Um conteúdo habilmente escrito e desenvolvido por um autor que aprecio, dado a forma criativa como pontua, usa o discurso direto, dispõe as frases nas páginas. Lemos como se estivéssemos a ver um filme. Recomendo.

       A série que estou mesmo a acabar de ver na Netflix: "Ozark": Uma fantástica história acerca de um consultor financeiro, que arrasta a família de Chicago até aos Ozarks, no Missouri, onde terá de lavar 500 milhões de dólares em cinco anos para aplacar e apaziguar um barão da droga.

       A história desenrola-se ao longo de 4 temporadas e é quase integralmente filmada numa região belíssima, que se desenvolveu ao redor de um lago artificial, formado por uma barragem, com uma área de 223 km², mas um perímetro superior a 1850 km, na região dos Montes Ozark, Missouri,EUA. O desempenho dos atores principais: Jason Bateman (o consultor) e Julia Garner (a redneck inteligente), a relação que se estabelece entre eles e as tragédias e transformações que ocorrem, prendem e viciam. Das melhores séries de sempre, a juntar a "Breaking Bad" ou a "Narcos". Definitivamente, a não perder.

       José Carlos Lopes







Convidamos os nossos leitores a partilhar durante o mês de agosto o que andam a ler e a série que andam a ver atualmente, juntando um pequeno comentário. Iremos publicando as vossas colaborações  à medida que as recebermos. Escrevam e mandem foto para blogueexpressao@gmail.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (6) As escolhas do professor da ESAAG José Manuel Monteiro

       Às perguntas do Blogue EXPRESSÃO "Que andas a ler? Que andas a ver na TV?" o professor José Manuel Monteiro respondeu assim:

       Já andava há uns tempos na mira de leitura, mas desta vez calhou mesmo. Ando a ler o “Coro dos Defuntos” de António Tavares e estou a gostar bastante. Trata-se de uma incursão no Portugal salazarista, num ambiente pequeno de uma pequena aldeia com gente pequena. É o retrato da aldeia cheia de intrigas mesquinhas, mas recheada de personagens muito bem construídas. Há o microcosmos fechado das típicas aldeias do planalto guardense com as suas figuras típicas cheias de ingenuidades e perversidades. A luta entre o bem e o mal que se perpetua. É uma narrativa com uma técnica diferente em termos de narrador, mas que combina sabiamente os vários cosmos aldeãos. Nem sequer falta o mistério da morte da Chichona ou a angélica menina que coleciona santinhos ou a inevitável parteira. A par desta vida aldeã, o autor vai acompanhando a política do país e a morte de um ditador que caiu duma cadeira. Dois mundos muito bem entrelaçados que nos remetem para o universo torguiano e aquiliniano. Em suma, uma leitura de Verão que nos faz voltar atrás no tempo e rever o ambiente social das pequenas aldeias beirãs.

       Quanto a televisão, não vejo de há uns tempos para cá. Passo os olhos às vezes pelo “Literatura Aqui” da RTP ou pelo “Horas extraordinárias” da SIC. Ocasionalmente alguma série que me desperte a atenção, mas nada de continuado.

       Boas leituras e boas férias!!

       José Manuel Monteiro








Convidamos os nossos leitores a partilhar durante o mês de agosto o que andam a ler e a série que andam a ver atualmente, juntando um pequeno comentário. Iremos publicando as vossas colaborações  à medida que as recebermos. Escrevam e mandem foto para blogueexpressao@gmail.com


QUE ANDAS A LER? QUE ANDAS A VER? (5) As escolhas do professor João Vaz, da ESAAG


 

Às perguntas "Que andas a ler? Que série andas a ver?", o professor João Vaz respondeu:

Li recentemente os livros de ciência: “Uma Breve História da Terra”, de Andrew H. Knoll e “Portos em Portugal”, de Feliciana Monteiro (editados em 2022).

Reli “O Infinito num Junco” de Irene Vallejo, de 2020. Talento narrativo e erudito: minuciosa descrição e explicação densa, da importância do número de sinais, o desenhar das coisas e das ideias, que dava conta do mundo exterior e interior, para começar a desenhar o som das palavras. Através de sucessivas simplificações chegaram às letras (em suporte de junco: papiro egípcio). Como diz a autora na página 114, “a invenção do alfabeto derrubou muros e abriu portas para que as pessoas, e não apenas um conclave de iniciados, pudessem aceder ao pensamento escrito”. Dá enfoque à Antiguidade Clássica, grega e romana: refere museus, bibliotecas (lendária biblioteca de Alexandria, no Egito), e escritores (Homero, Heródoto, Estrabão, Ptolomeu, Aristóteles, etc.). Dissecando etapas, parece ter havido uma sequência temporal e espacial (Crescente Fértil…) para esta invenção maravilhosa. Na página 397 refere que com Gutenberg (papel da imprensa…) os livros (biblíon: palavra de origem grega), voltam a expandir-se… e agora, de luz - os computadores e os e-books. Por fim descreve o amor aos livros que vem da infância. Uma obra extraordinária, impactante e imperdível. “Ler é sonhar pela mão de outrem” Fernando Pessoa.

Na RTP Memória, visiono a excelente série de ação e espionagem Missão Impossível, da qual faz parte um grupo de agentes secretos do I.M.F., (excelentes atores, como Bárbara Bain, Peter Grave, Martin Landau, Greg Morris e Peter Lupu), que têm a seu cargo difíceis e perigosas missões, acabando por surpreender através do uso da mais alta tecnologia. Realizada nos EUA, nos anos sessenta. A famosa frase: “Esta mensagem desintegrar-se-á dentro de breves instantes”, dá início a mais uma missão. O compositor e pianista argentino Lalo Schifrin compôs o célebre tema musical da série da TV. Inesquecível e intemporal.

João da Cunha Vaz, 11 de agosto de 2022



quinta-feira, 11 de agosto de 2022

ALUNO DO ESTAB. PRISIONAL DA GUARDA Mário Costa dedica um poema à Escola e aos professores

 

O Mário Costa, do EPG, pretende fazer uma pequena homenagem à escola, aos professores e ao Blogue Expressão. Acabou o 12º ano e realizou exames nacionais, com uma boa prestação a História... 11,3. 

                                           A MINHA ESCOLA

Foi aqui que comecei

Uma nova oportunidade

Aqui estudei

Na Guarda cidade

 

Senhoras do português

Sem esquecer as de matemática

Não sou bom no 1 2 3

Dou um jeito na gramática

 

A professora de psicologia

Com arte na oratória

Era isso que eu queria

Sem me esquecer de história

 

Gosto de filosofia

Debate e discussão

Lá vem a geografia

Conhecer o mundo e a nação

 

Tratam-nos com carinho

E muita dedicação

Mostram-nos o caminho

Dando mais uma lição

 

São muito mais que amigas

Com quem podemos contar

Ouvem as nossas vidas

Sem nunca nos julgar

 

O ensino é uma arte

Nas mãos destas docentes

Com esse aparte

Sou um homem mais decente

 

São pessoas como nós

Ensinam-nos a estudar

Dão-nos a sua voz

Ajudam-nos a formar

 

No blogue expressão

Sinto-me realizado

Liberto-me da frustração

Também do meu pecado

 

O meu sincero obrigado

Pelos vossos ensinamentos

Estou mais preparado

Para a vida e seus momentos

                                                                    Mário Costa, 12º R

 

terça-feira, 9 de agosto de 2022

RESULTADOS 2ª FASE EXAMES NACIONAIS NA ESAAG Só 2 disciplinas têm média negativa




        Saíram no dia 5 de agosto os resultados da 2ª fase dos Exames Nacionais da ESAAG. Este ano houve 149 provas realizadas (13 disciplinas), um pouco mais do que no ano de 2021 (97 provas em 11 disciplinas), não havendo em muitas disciplinas que tirar dos resultados grandes conclusões: só em 5 dessas 13 disciplinas houve pelo menos 10 provas realizadas.

     Quanto aos resultados, eles são bons em geral. Só Biologia e Geologia e Geografia A tiveram média negativa (abaixo de 95 pontos) - no ano passado o mesmo tinha acontecido com 5 das 11 disciplinas.  Eis os resultados em quadro, comparando com 2021 (entre parênteses):

QUADRO DE RESULTADOS DE EXAMES NACIONAIS 2022 NA ESAAG - 2ª FASE

(ENTRE PARÊNTESES DADOS DE 2021)

 

Número de alunos 149 (97 em 2021)

Média

(entre parênt. 2021)

Percentagem Class. Negativas

(entre parênt. 2021)

Biol. Geologia (702)

41 (21)

91 (94)

49% (42,9%)

Geom. Descr. A (708)

1 (2)

125 (180)

0% (0%)

Filosofia (714)

4 (3)

145 (54)

0% (66,7%)

Fís. Química A (715)

21 (24)

100 (82)

52% (62,5%)

Geografia A (719)

1 (1)

63 (103)

100% (0%)

História A (623)

11 (7)

121 (112)

9% (42,8%)

Matemática A (635)

16 (11)

104 (70)

38% (72,7%)

Matemática B (735)

1 (2)

105 (84)

0% (50%)

MACS (835)

5 (-)

108 (-)

20% (-)

Português (639)

44 (21)

114 (101)

20% (33,3%)

Espanhol inic. (547)

1 (4)

117 (173)

0% (0%)

Espanhol cont. (847)

1 (-)

181 (-)

0% (-)

Inglês cont. (550)

2 (1)

159 (190)

0% (0%)