quarta-feira, 1 de agosto de 2018

CURRÍCULO NOVO (1) O que vai mudar


O decreto-lei com o novo currículo dos ensinos básico e secundário saiu no início de julho mas, com os exames, a greve dos professores e o adiamento das matrículas, acabou por passar despercebido. No Conselho Pedagógico e no Conselho Geral do AEAAG a matriz curricular para o próximo ano letivo, nomeadamente dos anos iniciais de ciclo, foi aprovada a partir deste documento legal e agora é só aplicá-la. O DL 55/2018, de 6 de julho, parte da ideia de que a sociedade e o conhecimento se estão a transformar e por isso é necessário que o currículo também se adapte no sentido de uma maior simplificação, da adaptação à realidade local e do primado do ensino de competências sobre os conhecimentos enciclopédicos, muitas vezes votados ao esquecimento num mundo em que algumas das profissões que os jovens irão exercer ainda não estão inventadas. Esta “incerteza quanto ao futuro” e os desafios da globalização são assim pedras de toque do preâmbulo do documento, que refere ainda os princípios da “escola inclusiva” e da “autonomia”, de forma que as escolas possam gerir localmente o seu currículo.
Parte-se também do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento orientador que no ano passado foi debatido nas escolas e posteriormente aprovado, para propor às escolas desafios como:
-dispor de maior flexibilidade na gestão curricular;
-implementar a componente de Cidadania e Desenvolvimento, como área de trabalho presente nas diferentes ofertas educativas e formativas;
-fomentar nos alunos competências de pesquisa, reflexão e mobilização de informação;
-adotar diferentes formas de organização do trabalho escolar;
-apostar no trabalho de projeto e em experiências em que se ponham os jovens a comunicar de diversos modos, valorizando-os como “autores”;
-avaliar os alunos mas com instrumentos diversificados;
-dar a hipótese aos alunos do ensino secundário de escolherem um “percurso formativo próprio”.
Nos próximos dias continuaremos a explorar aqui alguns aspetos deste documento que desenha o currículo dos alunos a partir de 2018/19.

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