O decreto-lei com o novo currículo
dos ensinos básico e secundário saiu no início de julho mas, com os exames, a
greve dos professores e o adiamento das matrículas, acabou por passar
despercebido. No Conselho Pedagógico e no Conselho Geral do AEAAG a matriz
curricular para o próximo ano letivo, nomeadamente dos anos iniciais de ciclo, foi
aprovada a partir deste documento legal e agora é só aplicá-la. O DL 55/2018,
de 6 de julho, parte da ideia de que a sociedade e o conhecimento se estão a
transformar e por isso é necessário que o currículo também se adapte no sentido
de uma maior simplificação, da adaptação à realidade local e do primado do
ensino de competências sobre os conhecimentos enciclopédicos, muitas vezes
votados ao esquecimento num mundo em que algumas das profissões que os jovens
irão exercer ainda não estão inventadas. Esta “incerteza quanto ao futuro” e os
desafios da globalização são assim pedras de toque do preâmbulo do documento,
que refere ainda os princípios da “escola inclusiva” e da “autonomia”, de forma
que as escolas possam gerir localmente o seu currículo.
Parte-se também do Perfil dos
Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documento orientador que no ano
passado foi debatido nas escolas e posteriormente aprovado, para propor às
escolas desafios como:
-dispor de maior flexibilidade na
gestão curricular;
-implementar a componente de
Cidadania e Desenvolvimento, como área de trabalho presente nas diferentes
ofertas educativas e formativas;
-fomentar nos alunos competências
de pesquisa, reflexão e mobilização de informação;
-adotar diferentes formas de
organização do trabalho escolar;
-apostar no trabalho de projeto e
em experiências em que se ponham os jovens a comunicar de diversos modos,
valorizando-os como “autores”;
-avaliar os alunos mas com
instrumentos diversificados;
-dar a hipótese aos alunos do
ensino secundário de escolherem um “percurso formativo próprio”.
Nos próximos dias continuaremos a
explorar aqui alguns aspetos deste documento que desenha o currículo dos alunos
a partir de 2018/19.
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