terça-feira, 22 de dezembro de 2020

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE PORTUGAL 2019 Muitos dados interessantes

 

O Anuário Estatístico Portugal (AEP) de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE), acaba de chegar à ESAAG em papel e reúne um conjunto de dados sobre Portugal nas diversas dimensões da vida nacional. A informação do AEP 2019 reporta-se aos dados disponíveis a 15 de junho de 2020. O INE tem por missão produzir informação estatística de qualidade relevante para a sociedade, "garantindo o armazenamento integrado de dados", recorrendo à inovação tecnológica e pautando-se por valores de profissionalismo, ética e qualidade. Também está online o documento em pdf para download.

Começamos a partir de hoje a publicar alguns dados deste Anuário 2019 para fazer crescer a água na boca relativamente às diversas secções do Anuário. Começamos pelo TERRITÓRIO E AMBIENTE.

Sabe quantos quilómetros de autoestradas temos em Portugal + Madeira + Açores? 3.065 km.

E de estradas nacionais? 14.313 km.

E qual foi a média da temperatura anual na localidade mais quente? E qual a média anual na localidade mais fria? Respetivamente 20,9 graus e 9,8 graus. E se agosto foi o mês mais quente, qual foi o mais frio? Fevereiro. Agosto foi também o mês menos chuvoso. E o mais chuvoso? Foi março.

Qual a despesa anual dos municípios em ambiente por habitante? Cerca de 60 euros. Da despesa em ambiente, qual a percentagem gasta nos resíduos? Perto de 70%.

Do total de resíduos urbanos recolhidos, que percentagem é de recolha seletiva? Cerca de 20% apenas.

E entre os bombeiros, que percentagem são mulheres? Menos de 20%. E que percentagem são bombeiros voluntários? Cerca de 2 terços.

Esta e muito mais informações no Anuário Estatístico de Portugal 2019.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.