terça-feira, 22 de dezembro de 2020

VOLUNTARIADO NA ESAAG Acabámos de entregar os cabazes


 FINALISTAS COM O FIM DE MUDAR O MUNDO

Voluntariado, uma palavra tão singela e que, no entanto, traz no seu seio um leque gigantesco de bonança, permitindo a quem a enraíza em si empreender uma mudança no Mundo, pintando-o com as espetaculares cores do altruísmo, da solidariedade e da felicidade!

No passado dia 18 de dezembro, levou-se a cabo mais uma iniciativa louvável do projeto de voluntariado do nosso agrupamento: após se proceder, ao longo de algumas semanas, à angariação de alimentos, entre outros bens, como roupa e brinquedos, para as pessoas mais desfavorecidas da nossa comunidade, recolha essa que espelhou o espírito solidário que baila dentro da nossa comunidade educativa, tratou-se da organização desses mesmos bens, no período da manhã, colocando os bens, por “categorias”, em caixas e sacos, com a participação de alguns alunos do 12º ano, bem como do 10ºano, para posterior recolha dos mesmos, na nossa escola, por dois elementos da equipa da Junta de Freguesia da Guarda. Ora, no período da tarde, eu e outros 7 colegas do 12ºano, das turmas B e C, acompanhados pela professora Luísa Fernandes, dirigimo-nos às instalações da Junta para procedermos à elaboração de cabazes de Natal com os produtos angariados, bem como armazenamento de mais produtos doados.

Não há palavras suficientes para descrever o quão enriquecedora e maravilhosa foi esta experiência de criação de cabazes, num espírito de equipa fantástico, unidos pelos laços de altruísmo que nos levaram até ali! Todos estávamos em crer que seria uma tarde muito bem passada, a oferecermos o nosso tempo a quem mais necessita, com toda a alegria e prazer, mas, de facto, essas expectativas foram largamente superadas! O ambiente estava ótimo, pautado por sorrisos de satisfação e um sentimento em comum: o de missão cumprida, o de estar a fazer algo que nos enche o coração, o de estarmos profunda e genuinamente felizes! A equipa da Junta foi muitíssimo atenciosa para connosco, acolhendo-nos com toda a simpatia e amizade! Foi, de facto, uma experiência perfeita, que nos deixa de coração cheio de bonança, por sabermos que, na nossa aura de alegria e amizade, conseguimos fazer a diferença na Vida de múltiplas famílias, dando mais cor e calor ao seu Natal!

Esperamos poder participar em mais iniciativas como esta, ao longo do ano, dado que as necessidades que, infelizmente, se verificam, são constantes, participando ativamente na criação de um Mundo mais feliz, de uma comunidade cada vez mais justa e equilibrada e esperamos, ainda, poder servir de exemplo e inspiração para as gerações vindouras, para que estas perpetuem o voluntariado como parte essencial das suas Vidas, do seu crescimento enquanto seres humanos! Somos, pois, finalistas com o fim de mudar o Mundo, passo a passo, seguindo com o coração pautado de felicidade por podermos fazer a diferença!

Joana Ramos, nº18, 12ºC


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.