terça-feira, 4 de junho de 2019

ENTREGA DO PRÉMIO EXPRESSÃO VOX POPULI A cerimónia foi hoje e foi bonita

Antes da cerimónia

A assistência prepara-se
Os 3 vencedores da Fotografia: Afonso, Carolina e Mariana
Mariana Vermelho (3º Fot.) com
Sofia Fernandes (júri)



Ana Carolina Jacinto (2º Fot.) com
Amélia Fernandes, Diretora do AEAAG

Afonso Gonçalves (1º Fot.) com Paula Queirós,
da FVP

Juliana Amaral (3ª Texto),
com Joaquim Nércio, da Assoc. Pais

Gabriela Gomes (2ª Texto) com
Armando Mendonça, da FVP

Joana Ramos (1ª Texto), com Luís Queirós,
da FVP

Os vencedores da Fotografia junto à sua turma

As 3 vencedoras em Texto de Opinião: Joana, Gabriela e Juliana

Joana Ramos, a vencedora de Texto, com as amigas

Luís Queirós toma a palavra

Armando Mendonça falou também à assembleia

Joana Ramos com a família

Joana Ramos falou sobre a orientação que o mundo deve tomar

Amélia Fernandes fechou a cerimónia

O abraço de duas gerações com cerca de 50 anos de distância
(Luís Queirós com as 3 vencedoras de Texto)

A entrega do Prémio EXPRESSÃO Vox Populi teve lugar hoje, dia 4 de junho, às 11h25, na Biblioteca Escolar Vergílio Ferreira. Presidiu a Diretora do AEAAG Amélia Fernandes, tendo também estado presentes 3 representantes da Fundação Vox Populi, Luís Teixeira Queirós, Paula Queirós e Armando Mendonça. Marcaram também presença e entregaram prémios Joaquim Nércio, presidente da Associação de Pais e Sofia Fernandes, elemento do júri.
Foram assim contemplados na modalidade de Fotografia, destinada ao 3º ciclo: Afonso Gonçalves (1º), Ana Carolina Jacinto (2ª) e Mariana Vermelho Pires (3ª), todos do 7º B. Na modalidade de Texto de Opinião, ficaram nos primeiros lugares Joana Ramos em primeiro (10º E), em segundo lugar Gabriela Gomes (12º A) e em terceiro Juliana Amaral (12º A).
Nas palavras dirigidas ao público, Luís Teixeira Queirós, da Fundação Vox Populi (FVP), recordou os tempos de liceu na Guarda, apelando aos jovens para não desistirem de expressar a sua opinião no sentido de um mundo melhor e mais sustentável. Afirmou a sua crença nesta geração de jovens e apelou ao seu empenho, nomeadamente no que respeita à questão das alterações climáticas. Aproveitou o momento para recordar os seus tempos de estudante na Guarda, quando, chegado de S. Pedro do Rio Seco, ele não sabia o que significava “lixo”. Tempos... Armando Mendonça, também da FVP, lamentou tudo aquilo em que o mundo se transformou, com o planeta completamente subvertido pela ambição e pelo lucro. Referiu que é preciso fazer cada um a sua parte de luta para salvarmos o planeta e a comunidade humana, já que estamos numa situação de pré-abismo sem salvação à vista. Referindo Teolinda Gersão e o livro “Atrás da porta”, referiu que o mundo e a vida não são o que parecem, podendo esconder-se atrás da porta a beleza ou o horror. Referindo a sua experiência de vida, apontou a literatura como uma das saídas para a procura da verdade ou das verdades da vida. Encorajou assim a ler, a ler muito e a procurar o silêncio, que nos ajuda a pensar. Joana Ramos, em nome dos premiados, encorajou os alunos a ser participativos e salientou que o principal da vida não é o materialismo e o consumo mas frisou o valor do amor e das relações entre as pessoas para tornar o mundo melhor. Finalmente a Diretora Amélia Fernandes deu os parabéns aos premiados e agradeceu a participação de todos os concorrentes, encorajando os jovens a ser participativos.
      O pessoal da Biblioteca esteve impecável, na logística e decoração do espaço, na receção aos convidados, na reportagem fotográfica. Parabéns.
Se queres ver as fotos e os textos vencedores, já anteriormente publicados neste blogue, vai aqui consultar:

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.